A DROGA DA OBEDIÊNCIA: UMA PROPOSTA DE MULTILETRAMENTO LITERÁRIO POR APLICATIVO MÓVEL

Autores

  • Nilza Pereira Crepaldi Universidade Estadual de Maringá
  • Patrícia Santos de Souza Universidade Estadual de Maringá
  • Rosângela Fernandes de Oliveira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v13i1.3354

Resumo

As tecnologias digitais trazem uma nova forma de ler/escrever e, com isso, surgem novos suportes de leitura e uma nova configuração de autor/leitor. Diante disso, o artigo apresenta uma forma diferente de ensinar leitura na escola por meio de um protótipo didático, disponibilizado em aplicativo móvel, com base nas concepções de linguagem sociointeracionistas (BAKHTIN, 1992; 2003) e nas metodologias de leitura de Cosson (2014) e nas de multiletramentos de Rojo (2012). O aplicativo é endereçado a professores do Ensino Fundamental II, com uma prática de ensino de leitura literária direcionada a alunos do nono ano e mediada pela obra "A droga da obediência” de Pedro Bandeira em diálogo com outros gêneros de diferentes esferas de circulação. 

Downloads

Biografia do Autor

  • Nilza Pereira Crepaldi, Universidade Estadual de Maringá
    Professora da rede pública de ensino fundamental II e ensino médio de Marialva/Pr/Brasil, graduada em Letras (1983), pós-graduada em Literatura brasileira (1995), Administração Pública (1998), EAD e as Tecnologias Educacionais (2015), mestre em Letras (2018/PROFLETRAS/UEM/PR).
  • Patrícia Santos de Souza, Universidade Estadual de Maringá
    Professora da rede pública de Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio de Flórida/Pr/Brasil, graduada em Letras (2006) e em Pedagogia (2017), pós-graduada em Educação Especial (2007), discente no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS (UEM/PR).
  • Rosângela Fernandes de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

    Professora da rede pública de ensino - fundamental II e Ensino Médio de Campo Mourão/Pr/Brasil, graduada em Letras, pós-graduada em Literatura Brasileira, Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, Psicopedagogia Clínica e Institucional; discente no Mestrado Profissional - PROFLETRAS (UEM/PR).

Referências

BAKHTIN, M. M. (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Laud e Yara F. Vieira, São Paulo: Hucitec, 1992.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].

BANDEIRA, Pedro. A droga da obediência. 5. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2014.

BRASIL. Base nacional comum curricular. Aprovada em dezembro de 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 01 de jun. 2018.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: CÂNDIDO, Antônio. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p.169.

CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8. ed. São Paulo: T.A. Queiroz, 2000.

CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. In: CÂNDIDO, Antônio. Textos de Intervenção. São Paulo: Editora 34/ Duas Cidades, 2002, p. 77-92.

COMPAGNON, Antoine. Literatura pra quê? Tradução de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2014. Texto em PDF. Disponível em: https://moodlep.uem.br/course/view.php?id=1208. Acesso em: 19 nov. 2017.

DA SILVA & SOUZA. N. T/ E. M. F. O uso do protótipo didático como estratégia para o ensino de língua portuguesa. Pensares em Revista, São Gonçalo-RJ, n. 7, pág.127-143, jul/dez. 2015. ISSN 2517-2215.

FAJARDO, Andressa. Luís Dill e a narrativa para jovens: o gênero policial. Dissertação de mestrado. Maringá: UEM, 2014, 178 p. Disponível em: http://www.ple.uem.br/defesas/pdf/afajardo.PDF. Acesso em: 20 nov. 2017.

GARCIA - CANCLINI, Nestor. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2008[1989].

MARSARO-PAVAN, Fabiana. Dos livros didáticos aos protótipos de ensino: em direção a um web-currículo. Revista Triângulo, Uberaba, MG v.10 n.1, p. 96-111 Jan.-Jun./2017 ISSN 2175-1609.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Multiletramentos literários. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; ALMEIDA, Eduardo de Moura (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 264 p.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. H. Entre plataformas, odas e protótipos: Novos multiletramentos em tempo deweb2. The ESPecialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, Vol. 38 No. 1 jan-jul 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318739106_Entre_Plataformas_ODAs_e_Prototipos_Novos_multiletramentos_em_tempos_de_WEB2. Acesso em: 16 nov. 2017.

Downloads

Publicado

10.12.2020

Como Citar

Crepaldi, N. P., de Souza, P. S., & de Oliveira, R. F. (2020). A DROGA DA OBEDIÊNCIA: UMA PROPOSTA DE MULTILETRAMENTO LITERÁRIO POR APLICATIVO MÓVEL. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 13(1), 150-170. https://doi.org/10.30681/real.v13i1.3354