NOVO MUNDO, UTOPIA, PAU-BRASIL E ANTROPOFAGIA: DOS QUINHENTOS AO MODERNO - UMA AVENTURA DO (RE)DESCOBRIR

Autores

  • Lincoln Felipe Freitas Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v13i1.3682

Resumo

Resumo: Considerado como o mais “rebelde” do movimento modernista, Oswald de Andrade foi responsável pelos principais manifestos da primeira geração modernista: o Manifesto Pau-Brasil (1924) e o Manifesto Antropófago (1928). O principal ideal desse período foi a busca pelo moderno, polêmico, inovador e o redescobrimento do nacionalismo. Pode-se afirmar que os ideais preconizados no início do período moderno na literatura brasileira tiveram como uma de suas bases o período colonial brasileiro: elementos como o descobrir, o pau-brasil e a antropofagia foram utilizados de forma a representar a busca pelo redescobrimento do Brasil em sua autenticidade primitiva. Esses elementos são aqueles que outrora registraram os escritores do período quinhentista. A literatura de informação, atuando como registros históricos, antropológicos e literários trouxeram ao nosso conhecimento a realidade do povo brasileiro (indígena) recém-descoberto. Neste breve estudo, pretendemos realizar uma leitura paralela entre dois períodos da literatura brasileira, quinhentismo e modernismo, nos quais a antropofagia e a problematização “colonizado/colonizador” é (re)descoberta na construção da identidade nacional, ora por constatação dos cronistas em seus registros, ora pelos ecos da intertextualidade metafórica do escritor modernista e seus manifestos.

Palavras-chave: Antropofagia; Modernismo; Quinhentismo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lincoln Felipe Freitas, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduando em Letras - Português/Espanhol e respectivas Literaturas na instituição Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Já atuou em projetos que se concentraram nos temas de Ensino de Língua Espanhola, Africanidades no ensino de língua espanhola e Literatura e Cinema na educação básica.Tem interesse em áreas de estudo como Teoria Literária, Teorias da narrativa, Literatura e o Fantástico, Literatura Comparada, além das interfaces entre Literatura e Filosofia, principalmente em perspectiva pós-estruturalista.

Referências

Referências bibliográficas

AGNOLIN, Adone. Antropofagia ritual e identidade cultural entre os Tupinambá. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, v. 45, n. 1, p. 131-185. 2002

ALMEIDA, Maria Cândida Ferreira de. Tornar-se o outro: o topos canibal na literatura brasileira. São Paulo: Annablume. 2002.

AMIN, Samir. El eurocentrismo: crítica de uma ideologia. Cidade do México: Siglo Veintiuno, 1989.

ANDRADE, Oswald de. Do pau-brasil à antropofagia e às utopias. Manifestos, teses de concursos e ensaios. Introdução de Benedito Nunes. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

AZEVEDO, Gislaine Campos; SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.

BURGAN, Michael. Marco Polo: Marco Polo and the silk road to China. Minneapolis: Compass Point, 2002.

CRISTÓVÃO, Fernando. O mito do “novo mundo” na literatura de viagens. Revista USP, São Paulo, n. 41, p. 188-197, mar./mai. 1999.

FRANÇA, Susani Silveira Lemos. Uma América Incógnita. História [online]. 2008, vol. 28, n.1. p. 127-143.

GENEROSO, Viviane Horta. Devoração ou Hospitalidade? Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental. São Paulo, 16(1), p. 160-171, mar. 2013.

HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

NUNES, Benedito. Antropofagia ao alcance de todos. In: ANDRADE, Oswald de. Do pau-brasil à antropofagia e às utopias. Manifestos, teses de concursos e ensaios. Introdução de Benedito Nunes. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

OLIVEIRA, Celso Fernando Claro de; DOSSIN, Francielly Rocha. Os “selvagens” do Novo Mundo: o Estranhamento nos relatos de Pero Vaz de Caminha e Hans Staden. In: Anais do VI Congresso Internacional de História. Maringá: UEM, 2013.

PATRIOTA, Margarida de Aguiar. Explicando a literatura no Brasil: uma viagem pela Renascença. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

SANTOS, Luzia Aparecida Oliva dos. O percurso da indianidade na literatura brasileira: matizes da figuração. São Paulo: Cultura Acadêmica. 2009.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Freitas, L. F. (2020). NOVO MUNDO, UTOPIA, PAU-BRASIL E ANTROPOFAGIA: DOS QUINHENTOS AO MODERNO - UMA AVENTURA DO (RE)DESCOBRIR. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 13(1), 171–189. https://doi.org/10.30681/real.v13i1.3682