VARIAÇÃO E ESTILO LINGUÍSTICO EM LETRA DE CANÇÃO: BREVE PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Autores

  • Maria Lidiane de Sousa Pereira Universidade Estadual do Ceará

Resumo

Neste artigo, discutimos o modo como certos fenômenos de variação linguística podem funcionar enquanto recurso estilístico na letra da canção A volta da Asa branca, interpretada por Luiz Gonzaga. De igual modo, apresentamos algumas breves propostas para o tratamento da variação linguística enquanto recurso estilístico durante o ensino de língua materna. Os dados são analisados e as reflexões são tecidas à luz de estudos vinculados à Estilística descritiva. Em linhas gerais, localizamos, dentre outros, fenômenos variáveis como iotização, rotacismo, variação na concordância nominal. Compreendemos que esses fenômenos são postos na letra da canção A volta da Asa branca não apenas para realçar o caráter heterogêneo do Português Brasileiro, mas também com o propósito de evocar (ainda que não de modo fiel) traços da linguagem falada por sujeitos com pouca escolaridade e oriundos do interior do sertão brasileiro. De igual maneira, compreendemos que a ênfase em determinadas variedades linguísticas é realizada com o intuito de realçar o sentimento de pertencimento à terra natal. Somados, acreditamos que esses pontos podem ser, portanto, tidos como recursos estilísticos usados em A volta da Asa branca para realçar a expressividade linguística da canção. Diante disso, argumentamos que o trabalho com letras de canções, como A volta da Asa branca, constitui uma ferramenta didática importante para o ensino de língua materna, pois pode promover, dentre os coisas, a ideia de que fenômenos de variação linguística podem funcionar como importante recurso estilístico em determinados gêneros textuais e proporcionar uma compreensão mais produtiva acerca do funcionamento da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lidiane de Sousa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri. Atua na área de Letras, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2020-02-05

Como Citar

Pereira, M. L. de S. (2020). VARIAÇÃO E ESTILO LINGUÍSTICO EM LETRA DE CANÇÃO: BREVE PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 12(3), 38–51. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/reacl/article/view/3704