A ARGUMENTAÇÃO E A RETÓRICA NO SERMÃO DA SEXAGÉSIMA, DE PADRE ANTÔNIO VIEIRA: UMA ABORDAGEM PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

  • Gabriela Lages Veloso Universidade Estadual do Maranhão
  • Letícia Rodrigues da Silva Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v13i1.3847

Resumo

Na última etapa do Ensino Médio os alunos do 3ª ano precisam desenvolver sua competência na produção de textos argumentativos, visando alcançar aprovação nos vestibulares. Essa tarefa, por vezes, tem sido um grande desafio para o aluno e para o professor, isso porque ao longo da escolarização, o alunado, em geral, tem pouco contato com a leitura do texto dissertativo, o que acarreta ao final do Ensino Médio uma série de dificuldades, dentre elas, a falta de competência para construir argumentos. Diante dessa realidade, este estudo adentrou no universo literário de Padre Antônio Vieira, encontrando no Sermão da Sexagésima um excelente material para ser trabalhado em sala de aula, com vistas a desenvolver a competência discursiva na produção textual do aluno/vestibulando, e consequentemente favorecer seu letramento, já que o texto literário, conforme Vera Teixeira de Aguiar (2006) é capaz de ampliar os horizontes de expectativa do leitor, bem como a sua percepção de mundo. Na análise dos elementos argumentativos e da retórica do referido Sermão, utilizou-se como aporte teórico os estudos de Magda Soares (2016); Ângela Kleiman (2012); Rildo Cosson (2014), dentre outros, pelos conceitos sobre letramento literário e os métodos de abordagem desde texto em sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriela Lages Veloso, Universidade Estadual do Maranhão
    Graduanda do curso de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, pelo projeto intitulado: Cidade subjetividade: representação da experiência urbana pela ficção brasileira contemporânea. (2019 - 2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas.
  • Letícia Rodrigues da Silva, Universidade Estadual do Maranhão
    Graduanda em Letras/Português na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Aluna da terceira turma do Curso Técnico em Guia de Turismo (Nacional) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus São Luís Centro Histórico. Tem interesse nas áreas de Educação, Linguagens; Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Referências

AGUIAR, Vera Teixeira de. A formação do leitor. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, p. 104-116, v. 11.

ALMEIDA, Marialda de Jesus. A persuasão nas crônicas de Lya Luft escritas na coluna “Ponto de Vista” para a revista Veja. Santo André, SP: 2009.

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução e notas de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2005.

______. Retórica das paixões. Introdução, notas e tradução do grego Isis Borges B. da Fonseca. São Paulo, Martins Fontes, 2000.

BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo, Editora Contexto, 2006.

GUARANHA, Manoel Francisco. O Sermão da Sexagésima e o processo argumentativo: estratégias de trabalho em classe. [s.l.]:[s.n.],s/d.

KLEIMAN, Angela B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita / Angela B. Kleiman (org.) - Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. Coleção Letramento, Educação e Sociedade.

KOCH, Ingedore. Argumentação e Linguagem. 7ª. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LEMES, Noemi. Argumentação, Livro didático e Discurso jornalístico: vozes que se cruzam na disputa pelo dizer e silenciar. 2013. 116p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, USP, Ribeirão Preto, 2013.

LIMA, Marcos Aurélio de. A retórica em Aristóteles: da orientação das paixões ao aprimoramento da eupraxia. Natal: IFRN, 2011.

MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

MELO, Sangia. Argumentação e persuasão: o sermão da Sexagéssima do Padre Antônio Vieira. 2005. 138f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

PAULINO, Graça. Letramento literário: cânones estéticos e cânones escolares. Caxambu: ANPED, 1998 (Anais em CD ROM).

PERES, Rafael. Padre Antônio Vieira e o Sermão da Sexagésima: o pregador e sua retórica dialética. Disponível em: < Padre Antônio Vieira e o Sermão da Sexagésima - dEsEnrEdoS PDFdesenredos. dominiotemporario.com › doc> Acesso em: 25/05/18

PERELMAN, Chhaim & OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

PIRES, Elisa Tavares. A lição Barthes: a argumentação em sermão da sexagéssima: breve análise. Caderno Seminal Digital, V. 16, nº 16, p. 128-151, Ano 17 (Jul.- Dez/2011).

ROHDEN, Luiz. O poder da linguagem: a arte retórica de Aristóteles. Disponível em:< o poder da linguagem a arte retórica de aristóteles - FAJEPDFperiodicos.faje.edu.br › article › download> Acesso em: 25/05/18

SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luíz. Manual do candidato: português. Brasília, Fundação Alexandre de Gusmão, 2001.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 1999.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. 1o ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

VIEIRA, Antônio. Sermão da Sexagésima. Disponível em: < Sermão da SexagésimaPDFwww.dominiopublico.gov.br › pesquisa> Acesso em : 20/05/18

WESTON, Anthony. A arte de argumentar. Tradução e apêndice de Desidério Murcho. Lisboa: Gradiva, 1996.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

A ARGUMENTAÇÃO E A RETÓRICA NO SERMÃO DA SEXAGÉSIMA, DE PADRE ANTÔNIO VIEIRA: UMA ABORDAGEM PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO. (2020). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 13(1), 206-217. https://doi.org/10.30681/real.v13i1.3847