GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E ENSINO: A MÍDIA RADIOBLOG NA ESCOLA
Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta aspectos conceituais relativos à teoria dos gêneros textuais/discursivos dentro de uma linha de pensamento bakthiniana, com atenção voltada aos pressupostos sociointeracionistas. Desde a publicação dos PCN (1998) e mais atualmente a BNCC (2017) nota-se que o ensino da língua materna no Brasil tem se encaminhado para um trabalho pautado nos gêneros discursivos/textuais. Sabe-se que os gêneros circulam socialmente, são instrumentos de comunicação e podem ser tomados como objetos de ensino. Com isso, objetiva-se discutir, neste texto, a importância efetiva de se inserir no ensino da Língua Portuguesa os gêneros textuais/discursivos, considerando as práticas de linguagem socialmente instituídas. Para fundamentar nossas proposições e discussão apoiamo-nos, entre outros, nos seguintes autores: Bakthin (1992); Dolz e Schneuwly (2011); Marcuschi (2009); Barbosa e Rovai (2012). Para corroborar nossa proposição, apresentamos, ao final, considerações a respeito do ensino de gêneros textuais midiáticos por meio do suporte radioblog na escola.
Palavras-chave: Gêneros textuais. Leitura. Ensino. Mídia.
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Referências
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