GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E ENSINO: A MÍDIA RADIOBLOG NA ESCOLA

Autores

  • Emilio Davi Sampaio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ilka Flores Rego Silva Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta aspectos conceituais relativos à teoria dos gêneros textuais/discursivos dentro de uma linha de pensamento bakthiniana, com atenção voltada aos pressupostos sociointeracionistas. Desde a publicação dos PCN (1998) e mais atualmente a BNCC (2017) nota-se que o ensino da língua materna no Brasil tem se encaminhado para um trabalho pautado nos gêneros discursivos/textuais. Sabe-se que os gêneros circulam socialmente, são instrumentos de comunicação e podem ser tomados como objetos de ensino. Com isso, objetiva-se discutir, neste texto, a importância efetiva de se inserir no ensino da Língua Portuguesa os gêneros textuais/discursivos, considerando as práticas de linguagem socialmente instituídas. Para fundamentar nossas proposições e discussão apoiamo-nos, entre outros, nos seguintes autores: Bakthin (1992); Dolz e Schneuwly (2011); Marcuschi (2009); Barbosa e Rovai (2012). Para corroborar nossa proposição, apresentamos, ao final, considerações a respeito do ensino de gêneros textuais midiáticos por meio do suporte radioblog na escola.  

Palavras-chave: Gêneros textuais. Leitura. Ensino. Mídia.

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Biografia do Autor

  • Emilio Davi Sampaio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
    Coordenação da Graduação e Pós-Graduação em Letras da UEMS
  • Ilka Flores Rego Silva, Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul
    Mestre em Letras pelo PROFLETRAS/UEMS e professora da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso do Sul

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Publicado

05.02.2020

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada

Como Citar

GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E ENSINO: A MÍDIA RADIOBLOG NA ESCOLA. (2020). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 12(3), 156-175. https://periodicos.unemat.br/index.php/reacl/article/view/3975