GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E ENSINO: A MÍDIA RADIOBLOG NA ESCOLA

Autores

  • Emilio Davi Sampaio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ilka Flores Rego Silva Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta aspectos conceituais relativos à teoria dos gêneros textuais/discursivos dentro de uma linha de pensamento bakthiniana, com atenção voltada aos pressupostos sociointeracionistas. Desde a publicação dos PCN (1998) e mais atualmente a BNCC (2017) nota-se que o ensino da língua materna no Brasil tem se encaminhado para um trabalho pautado nos gêneros discursivos/textuais. Sabe-se que os gêneros circulam socialmente, são instrumentos de comunicação e podem ser tomados como objetos de ensino. Com isso, objetiva-se discutir, neste texto, a importância efetiva de se inserir no ensino da Língua Portuguesa os gêneros textuais/discursivos, considerando as práticas de linguagem socialmente instituídas. Para fundamentar nossas proposições e discussão apoiamo-nos, entre outros, nos seguintes autores: Bakthin (1992); Dolz e Schneuwly (2011); Marcuschi (2009); Barbosa e Rovai (2012). Para corroborar nossa proposição, apresentamos, ao final, considerações a respeito do ensino de gêneros textuais midiáticos por meio do suporte radioblog na escola.  

Palavras-chave: Gêneros textuais. Leitura. Ensino. Mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilio Davi Sampaio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Coordenação da Graduação e Pós-Graduação em Letras da UEMS

Ilka Flores Rego Silva, Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul

Mestre em Letras pelo PROFLETRAS/UEMS e professora da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso do Sul

Referências

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia de variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BARBOSA, Jackeline Peixoto e ROVAI, Célia Fagundes. Gêneros do discurso na escola: rediscutindo princípios e práticas. 1 ed. São Paulo. FTD. 2012.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental. Volume 2. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2001.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular- BNCC 2ª versão. Brasília, DF, 2017.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2010.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (Trad. e Org.) Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas, Mercado das Letras, 2011.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (Trad. e Org.). Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas, Mercado das Letras, 2004.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

MATO GROSSO DO SUL, Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino MS. SED/MS, 2012.

MATTA, Rozângela Schemim da. Português: Linguagem e Interação. Curitiba: Bolsa Nacional do Livro LTDA, 2009.

MOURA, Eduardo, GRIBL, Heitor. Radioblog – Vozes e espaços de atuação cultural. Multiletramentos na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs.). São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

PASSARELLI, Lílian Ghiuro. Ensino e correção na produção textos escolares. 1. Ed.- São Paulo: Telos, 2012.

ROJO, Roxane. Os PCNs, as práticas de linguagem (dentro e fora da sala de aula) e a formaçãode professores – Uma apresentação. In: ROJO, Roxane (Org). A prática de linguagem em sala de aula: Praticando os PCNs. Campinas: Mercado das Letras, 2002.

SCHNEUWLY, Bernard. Palavras e Ficcionalização: Um caminho para o ensino da Linguagem Oral. Gêneros Orais e Escritos na Escola. In: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glais Sales (Trad. e Org.) Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. – Porto Alegre: Artmed, 1998.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. – São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

2020-02-05

Como Citar

Sampaio, E. D., & Silva, I. F. R. (2020). GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E ENSINO: A MÍDIA RADIOBLOG NA ESCOLA. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 12(3), 156–175. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/reacl/article/view/3975

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada