JORNAL IMPRESSO: FOMENTADOR DA PRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS SOBRE A FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA
Resumo
Esta Comunicação tem como análise uma discussão sobre as concepções de fronteira e dos transfronteiriços vistos nas manchetes veiculadas no jornal impresso de Cáceres-MT, intitulado Correio Cacerense, durante a década de 1980. Quais visões podem ser obtidas sobre as vivências nas fronteiras que ligam o estado de Mato Grosso com a Bolívia? Como as experiências transfronteiriças eram noticiadas nesse período? Que concepções perduram atualmente, no mesmo jornal? Como as pessoas que habitam esses espaços de fronteira interpretam as notícias? Estas são algumas perguntas que, pelos estudos propostos, nos possibilitam explicar concepções sobre vivências e formas de sociabilidades das populações da fronteira oeste que ganham um efeito de verdade a partir de opiniões oriundas dos discursos da mídia impressa local.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).