A ROSA DE HIROSHIMA: UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA PAUTADA NA INFORMATIVIDADE

Autores

  • Angela Maria Jesus Sena Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Jacinaila Louriana Ferreira Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v13i1.4187

Resumo

O referido artigo tem como objetivo compartilhar resultados de um trabalho com o gênero literário Poema como objeto de ensino de Literatura e análise linguística com enfoque na questão da informatividade textual, dentre os vários elementos de textualidade. Para análise deste elemento, tomou-se como base os pressupostos teóricos da pesquisadora Irandé Antunes (2016). Para tanto, a proposição referenciou-se na concepção interacionista da língua/linguagem postulada por Bakhtin (2011) e Fusa, Ohuschi e Menegassi (2011). O trabalho de leitura, interpretação, produção textual e análise da língua desenvolveu-se sob a perspectiva de modelização da Sequência Básica (SB), proposta por Rildo Cosson (2018). A proposta metodológica desenvolveu-se com estudantes de     9º ano do ensino fundamental II em uma escola da rede estadual situada em Sinop/MT e teve como base o poema Rosa de Hiroshima de Vinicius de Moraes. A escolha desse poema deu-se pelo fato de que os textos literários apresentam elevado grau de informatividade. O corpus analítico do trabalho compõe-se de registros das interpretações produzidas pelos estudantes, a partir dos conteúdos temáticos contidos no respectivo texto poético. Os resultados do processo demonstram o conhecimento das temáticas do poema, adquirido pelos estudantes durante as etapas desenvolvidas.

Palavras-chave: Poema. Sequência básica. Informatividade.

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Biografia do Autor

  • Angela Maria Jesus Sena Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Professora efetiva da rede estadual de Mato Grosso, Formada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso e mestranda do Mestrado Profissional em Letras Sinop-MT.
  • Jacinaila Louriana Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Professora efetiva da rede estadual de Mato Grosso, Formada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso e mestranda do Mestrado Profissional em Letras Sinop-MT.

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Publicado

10.12.2020

Como Citar

A ROSA DE HIROSHIMA: UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA PAUTADA NA INFORMATIVIDADE. (2020). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 13(1), 48-63. https://doi.org/10.30681/real.v13i1.4187