A ROSA DE HIROSHIMA: UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA PAUTADA NA INFORMATIVIDADE

Autores

  • Angela Maria Jesus Sena Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Jacinaila Louriana Ferreira Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v13i1.4187

Resumo

O referido artigo tem como objetivo compartilhar resultados de um trabalho com o gênero literário Poema como objeto de ensino de Literatura e análise linguística com enfoque na questão da informatividade textual, dentre os vários elementos de textualidade. Para análise deste elemento, tomou-se como base os pressupostos teóricos da pesquisadora Irandé Antunes (2016). Para tanto, a proposição referenciou-se na concepção interacionista da língua/linguagem postulada por Bakhtin (2011) e Fusa, Ohuschi e Menegassi (2011). O trabalho de leitura, interpretação, produção textual e análise da língua desenvolveu-se sob a perspectiva de modelização da Sequência Básica (SB), proposta por Rildo Cosson (2018). A proposta metodológica desenvolveu-se com estudantes de     9º ano do ensino fundamental II em uma escola da rede estadual situada em Sinop/MT e teve como base o poema Rosa de Hiroshima de Vinicius de Moraes. A escolha desse poema deu-se pelo fato de que os textos literários apresentam elevado grau de informatividade. O corpus analítico do trabalho compõe-se de registros das interpretações produzidas pelos estudantes, a partir dos conteúdos temáticos contidos no respectivo texto poético. Os resultados do processo demonstram o conhecimento das temáticas do poema, adquirido pelos estudantes durante as etapas desenvolvidas.

Palavras-chave: Poema. Sequência básica. Informatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria Jesus Sena Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora efetiva da rede estadual de Mato Grosso, Formada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso e mestranda do Mestrado Profissional em Letras Sinop-MT.

Jacinaila Louriana Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora efetiva da rede estadual de Mato Grosso, Formada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso e mestranda do Mestrado Profissional em Letras Sinop-MT.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Jesus Sena Oliveira, A. M., & Ferreira, J. L. (2020). A ROSA DE HIROSHIMA: UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA PAUTADA NA INFORMATIVIDADE. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 13(1), 48–63. https://doi.org/10.30681/real.v13i1.4187