A ROSA DE HIROSHIMA: UMA PROPOSIÇÃO DIDÁTICA PAUTADA NA INFORMATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v13i1.4187Resumo
O referido artigo tem como objetivo compartilhar resultados de um trabalho com o gênero literário Poema como objeto de ensino de Literatura e análise linguística com enfoque na questão da informatividade textual, dentre os vários elementos de textualidade. Para análise deste elemento, tomou-se como base os pressupostos teóricos da pesquisadora Irandé Antunes (2016). Para tanto, a proposição referenciou-se na concepção interacionista da língua/linguagem postulada por Bakhtin (2011) e Fusa, Ohuschi e Menegassi (2011). O trabalho de leitura, interpretação, produção textual e análise da língua desenvolveu-se sob a perspectiva de modelização da Sequência Básica (SB), proposta por Rildo Cosson (2018). A proposta metodológica desenvolveu-se com estudantes de 9º ano do ensino fundamental II em uma escola da rede estadual situada em Sinop/MT e teve como base o poema Rosa de Hiroshima de Vinicius de Moraes. A escolha desse poema deu-se pelo fato de que os textos literários apresentam elevado grau de informatividade. O corpus analítico do trabalho compõe-se de registros das interpretações produzidas pelos estudantes, a partir dos conteúdos temáticos contidos no respectivo texto poético. Os resultados do processo demonstram o conhecimento das temáticas do poema, adquirido pelos estudantes durante as etapas desenvolvidas.
Palavras-chave: Poema. Sequência básica. Informatividade.
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