O GÊNERO DE “OVO E A GALINHA”, DE CLARICE LISPECTOR
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v13i1.4201Resumo
Propõe-se neste trabalho discutir a problemática associação do texto O Ovo e a Galinha (1998), de Clarice Lispector; com os gêneros da crônica e do conto. Para isso, se utilizara as teorias proposta por BAKHTIN (2003) e MARCUSCHI (2002), em relação aos gêneros discursivos. Também será introduzido à discussão as noções estruturais dos gêneros mencionados anteriormente, encontradas, principalmente, nos dois livros de MOISÉS (2006/2006). Por fim, pretende-se demonstrar uma possível configuração do fenômeno a parti das resoluções originadas da análise.
Downloads
Referências
AGUIAR E SILVA, Vitor Manuel de. Teoria da Literatura. 8. ed. Coimbra: Almedina, 2005.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 4.ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora LTDA, 2003.
CANDIDO, Antonio [et al]. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. 1.ed. São Paulo: UNICAMP; Rio de Janeiro: Fundação casa de Rui Barbosa, 1992.
CONHECIMENTO PRÁTICO LITERATURA. Analise do conto “O ovo e a galinha”. Disponível em: http://conhecimentoliteratura.com.br/confira-a-analise-do-conto-o-ovo-e-a-galinha/. Acesso em 11 de jun. 2018.
GONÇALVES, Matheus Toledo. Notas sobre "O ovo e a galinha". Disponível em: http://www.revistas.usp.br/humanidades/article/viewFile/113333/111285/. Acesso em 11 de jun. 2018.
GOTLIB, Nádia Battella. Teoria do conto. 6. ed. São Paulo: Ática, 1991.
HUGO, Victor. Do grotesco e do sublime. Tradução do prefacio do Cromwell: tradução e notas: BERRETTINI, Célia. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
LISPECTOR, Clarice. Felicidade Clandestina.16. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, A.P., Machado A.R., Bezerra, M.A.(orgas.) Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Ed. Lucerna, 2002.
MOISÉS, Massaud. A criação literária: prosa I.16. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
MOISÉS, Massaud. A criação literária: prosa II.16. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
SOARES, Angélica. Gêneros literarios.7. ed. São Paulo: Ática, 2007
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).