PARTIGIANO, PORTAMI VIA: ANÁLISES SOBRE A ATRIBUIÇÃO DE SENTIDO À PALAVRA ATRAVÉS DA HISTÓRIA E DAS ARTES

Autores

  • Mike Ceriani de Oliveira Gomes Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Faculdade Marechal Rondon (FMR).

Resumo

Este estudo tem por finalidade analisar as representações linguísticas na atuação de grupos políticos enquanto antagonistas a ascensões de governos e governantes com tendências fascistas. Tomou-se como objeto de estudo o substantivo-adjetivo italiano partigiano, sendo este muitas vezes representado em obras artísticas de autores com tendências à simpatia pelo movimento partigiano. A partir da influência da série espanhola La Casa de Papel, que, por sua vez, aumentou a popularidade da clássica canção italiana Bella Ciao, também é analisada a forma como partigiano foi se traduzindo em outros idiomas, de acordo com o contexto histórico de seus respectivos países, bem como sua interpretação pode variar dentro do próprio idioma italiano. Como fechamento, é levantada uma breve observação acerca da utilização do substantivo-adjetivo resistência, assumindo a mesma função de partigiano, porém, na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mike Ceriani de Oliveira Gomes, Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Faculdade Marechal Rondon (FMR).

Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Inglesa (2019) pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG); Especialista em Controladoria e Finanças (2019) pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel); Licenciado em Letras - Inglês (2019) pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR - Campus Botucatu); Bacharel em Administração (2016) e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos (2017) pela Faculdade Marechal Rondon (FMR - São Manuel). Realiza pesquisas na área de Comunicação com ênfase em Redes e Mídias Sociais; na área de Educação com ênfase em Métodos Interdisciplinares para aplicação em sistemas de Educação Formal e Educação Popular; na área de Administração com ênfase na Teoria das Relações Humanas de George Elton Mayo e na Teoria das Necessidades Humanas de Abraham Maslow; e na área de Gestão de Recursos Humanos com ênfase em Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Organizacional. Atua como Professor-Instrutor de Inglês particular e em instituições de ensino técnico.

Referências

AFRICA UNITE. Letras. Compositor: Africa Unite. Disponível em: https://www.letras.mus.br/africa-unite/409409/. Acessado em 27 de novembro de 2019.

ANÔNIMO. Vagalume. Compositor: Anônimo. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/rats/bella-ciao.html. Acessado em 24 de novembro de 2019.

BBC. A história por trás de 'Bella Ciao', hino dos protagonistas de 'La Casa de Papel'. 2018. Acesso: https://www.bbc.com/portuguese/geral-43934601. Acessado em 22 de novembro de 2019.

COTUGNO, Toto. Vagalume. Compositor: Toto Cotugno, 1983. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/toto-cutugno/litaliano-traducao.html. Acessado em 26 de novembro de 2019.

MEKSENAS, Paulo. Sociologia da educação: Introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. 17 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

MASTROGREGORI, Massimo. O eclipse da nação (1940-1945). IEA-USP Estudos avançados. v. 22 n. 62, 2008, p. 29-54.

MEIRELES, Ricardo da Silva; MORAES, Cíntia da Silva. ECOS DA RESISTÊNCIA EM O PEQUENO PRÍNCIPE, DE ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY, E A TRILHA DOS NINHOS DE ARANHA, DE ÍTALO CALVINO. Litterata. v. 2, n. 6, 2016, p. 103-123.

MODENA CITY RAMBLERS. Vagalume. Compositor: M

NASCIMENTO, Rayene Maria do. ATOS DE FALA NA MÚSICA CÁLICE: REALIZAÇÕES, EFEITOS E CONSEGUÊNCIAS. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras. v. 10, n. 2, 2017, p. 37-44.

PAIVA NETO, Francisco Fagundes de. Biografia e política: D. Luigi Grassi e a resistência ao fascismo na Diocese de Alba (Cuneo/Itália). XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento histórico e diálogo social. 2013, p. 1-15.

PARTIDÁRIO. In: DICIONÁRIO ESCOLAR WMF. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

PARTIGIANO. In: DICIONÁRIO ESCOLAR WMF. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

TRECCANI. Partigiano. 2019. Acesso: http://www.treccani.it/enciclopedia/partigiano/. Acessado em 01 de dezembro de 2019.

VACCARO, Giulio. EL SOL DEL PORVENIR: LA CANCIÓN EN LA RESISTENCIA ITALIANA. Revista Literatura em Debate. v. 4, n. 6, 2010, p. 259-278.

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

Ceriani de Oliveira Gomes, M. (2021). PARTIGIANO, PORTAMI VIA: ANÁLISES SOBRE A ATRIBUIÇÃO DE SENTIDO À PALAVRA ATRAVÉS DA HISTÓRIA E DAS ARTES. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 13(2), 117–124. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/reacl/article/view/4215

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada