ANÁLISE DOS RECURSOS SEMÂNTICO-DISCURSIVOS DE AVALIATIVIDADE PROFERIDOS PELOS ALUNOS ATRAVÉS DE CRENÇAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v9i01.449Resumo
O objetivo deste artigo é revelar os elementos do subsistema de atitude enunciados no discurso de alunos do ensino fundamental, através de suas crenças em relação ao processo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (doravante LI). O presente estudo configura-se como sendo qualitativo-interpretativista, assim, tomo como base teórica os conceitos de autores como Bogdan e Biklen (1994) e André (1995). Sob o aporte do Sistema de Avaliatividade (Appraisal System), contemplando Martin e White (2005), e, sobre o construto teórico de Crenças, a partir de Barcelos, 2004, 2006, 2007; Silva, 2005, 2007. Os resultados assinalaram que os elementos linguísticos utilizados pelos alunos, através de suas crenças sobre o processo de ensino e aprendizagem de LI foram de julgamento e apreciação.Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas, Papirus, 1995.
BARCELOS, A. M. F. A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de Letras. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada), Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, SP, 1995.
______. Understanding teachers’ and students’ language learning beliefs in experience: A Deweyan Approach. Tese de Doutorado, The University of Alabama, Tuscaloosa, 2000.
______. Metodologia de pesquisa das crenças sobre aprendizagem de línguas: estado da arte. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v.1, n.1, p.71-92. 2001.
______. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Linguística Aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, v.7, n.1, p.123-156. 2004.
______. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A. M. F.; ABRAHÃO, M. H. V. (Orgs.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006.
______. Narrativas, crenças e experiências de aprender inglês. Revista Linguagem & Ensino, v.9, n. 2, p. 145-175. 2006.
______. & VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Orgs.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, SP: Pontes, 2006.
______. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.7, n. 2, p.109-138. 2007.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma Introdução à teoria e aos métodos. Coleção da Educação. Portugal: Porto Editora, 1994.
HALLIDAY, M.A.K. (1994/2004) An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold Publishers (2004. third edition revised by C.V. I.M. Matthiessen).
HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Editora Objetiva. Ltda, 2001.
MARTIN, J. R. & White, P. (2005) The language of evaluation: Appraisal in English. London: Palgrave Macmillan.
SILVA, K. A. Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes em Letras (Inglês). Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada), Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, SP, 2005.
______. Crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas na Linguística Aplicada: um panorama histórico dos estudos realizados no contexto brasileiro. Revista Linguagem e Ensino, v.10, n.1, p.235-271. 2007.
______. O professor mediador e os interagentes (brasileiro e estrangeiro) no projeto “teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos”: legitimação de crenças e/ou (re) construção de competências? Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, UNESP, São José do Rio Preto, SP, 2010.
______. O professor de língua inglesa em (trans) formação contínua: da competência implícita à competência profissional. In: ROMERO, T. R. S. (Org.). Autobiografias na (Re) constituição de Identidades de Professores de Línguas: O olhar Crítico-reflexivo. Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, v. 3. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.
______. Linguística Aplicada, crenças e formação de professores na contemporaneidade. In: SANTOS, L. I. S.; SILVA, K. A. (Orgs.). Linguagem, ciência ensino: desafios regionais e globais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013a.
______.; ARAGÃO, R. C. (Orgs.). Conversas com formadores de professores de línguas: avanços e desafios. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013b.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).