PRÁCTICAS DE LITERACIDAD DESIGUALES EN SOCIEDADES FRAGMENTADAS: LA HIDRA DEL CUENTO

Autores

  • María Antonieta Flores Ramos UFMT

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v14i1.4537

Resumo

Resumo: A autora analisa as trajetórias desiguais de letramento de quatro profissionais com residência na cidade do México fazendo um comparativo dessas trajetórias com as trajetórias de letramento de indígenas maias estudantes no bacharelado onde Ramos trabalha como professora, em Chiapas, México. Ramos retoma a visão sociocultural e abrangente de Cassany e Castellá (2010) em torno à conceição de letramentos e, com o intuito de fazer um comparativo entre os processos de letramento, entrevista a cada uma dos quatro profissionais e posteriormente contrasta os depoimentos deles sobre o processo de alfabetização e aquisição dos letramentos com os testemunhos de sete estudantes maias reconhecendo assim que essas condutas adquiridas (Heath 2011) representam uma prática social onde interage a cultura herdada, o entorno político e educativo, e as crenças dos antecessores em torno ao aprendizado da leitura e a escrita. Logo da analise de um corpus de onze depoimentos a autora reconhece o fato de se tratar de uma pratica com trajetórias desiguais vistas as realidades socioculturais diversas em que os letramentos foram gestados. Os letramentos, compreendidos como práticas sócias e concepções sobre a leitura e escrita, geram um conjunto de reflexões que a autora remete a seu entorno imediato balizando-se em Street (1999), Cassany e Castellá (2010) e, primariamente, em Heath (2011).    

Palavras-chave: Letramentos desiguais, crenças sobre o uso das línguas, espanhol-línguas indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Antonieta Flores Ramos, UFMT

MESTRE EM LINGUÍSTICA APLICADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS E DOUTORANTE NO PPGEL DA UFMT. PROFESSORA E PESQUISADORA DA UNIVERSIDAD INTERCULTURAL DE CHIAPAS

Referências

ALEJOS, Elixer Ixba. La creación del Libro de Texto Gratuito en México (1959) y su impacto en la industria editorial de su tiempo. RMIE, 2013, Volumen 18, número 59, páginas 1189-12011. ISNN 14056666. Disponible en http://www.scielo.org.mx/pdf/rmie/v18n59/v18n59a8.pdf. Accedido el 19 de mayo del 2019.

CASSANY, Daniel; Castellá, Josep M. Aproximación a la literacidad crítica. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, 353-374, jul/dez.2010 Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p353. Aceso em: 25 abril 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n2p353

ENGLAND, Nora C. Introducción a la Lingüística: Idiomas mayas. Guatemala: Editorial Cholsamaj/ Proyecto Lingüístico Francisco Marroquín., 1996.

FERREIRA, Emilia. Cultura escrita y educación. México: Fondo de Cultura Económica, 1999.

FASHEH, Munir. Como erradicar o analfabetismo sem erradicar os analfabetos? In: Educação como exercício de diversidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPEd, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000200013

HEATH S. B. “What no bedtime story means: narrative skills at home and school”. In Alessandro Duranti. Linguistic Anthropology. A Reader. Second Edition. New Jersey: Blackwell Publishing, 2011.

INSTITUTO NACIONAL DE LENGUAS INDÍGENAS. Catálogo de las lenguas Indígenas nacionales: variantes lingüísticas de México con sus autodenominaciones y referencias geoestadísticas. México: INALI, 2010.

INSTITUTO NACIONAL DE LENGUAS INDÍGENAS. ¿Qué es el INALI? Disponível em: https://www.inali.gob.mx/es/institucional.html Aceso em:17 feb 2019.

LUCHESSI, Dante. Introdução: Língua e Sociedade Partidas. In Língua e Sociedade Partidas. A polarização sociolinguística do Brasil. São Paulo: Contexto, 2015, pp. 11-43.

MEEK, Margarete. En torno a la cultura escrita. México: Fondo de Cultura Económica, 2004.

VILLANUEVA, Rebeca Barriga. Una hidra de siete cabezas y más: la enseñanza del español en el siglo XX mexicano. In VILLANUEVA, Rebeca Barriga; BUTRAGUEÑO, Pedro Martín. Historia sociolingüística de México. Volumen 2. México: El Colegio de México, 2010, p. 1095-1194.

STREET, Brian V. Literacy in theory and practice. New York: Cambridge University Press, 1995.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Ramos, M. A. F. (2021). PRÁCTICAS DE LITERACIDAD DESIGUALES EN SOCIEDADES FRAGMENTADAS: LA HIDRA DEL CUENTO. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 14(1), 175–186. https://doi.org/10.30681/real.v14i1.4537

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada