CONCEPÇÃO DE TEXTO NA BNCC PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESVELANDO DIÁLOGOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v14.4599

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe para cada componente curricular, entre outros, objetos de ensino e competências a serem adquiridas, explicitando ou não concepções teórico-metodológicas. Desse modo, este estudo pretende responder às seguintes questões: (i) que perspectiva de texto perpassa/fundamenta a proposta de ensino de língua materna nos anos iniciais do Ensino Fundamental?; e (ii) como essa perspectiva é mobilizada no documento da Base? Para isso, fundamenta-se na perspectiva dialógica da linguagem presente nos escritos do Círculo de Bakhtin, mais precisamente, Mikail Bakhtin, Valentin Volóchinov e Nikoláievitch Medviédev. A análise de noções e conceitos desvelou que a Base mobiliza a perspectiva de linguagem e de texto oriunda do Círculo de Bakhtin. Noções como relações entre textos, gênero discursivo, esfera/campo da atividade humana, são recorrentes na proposta da Base, sinalizando avanços nas propostas de ensino de texto. Ao mesmo tempo, constata-se que mobilizar tais conceitos não se configura postura suficiente para a construção de uma proposta de ensino de texto adequada. Além disso, a Base deixa a desejar ao não explicitar a autoria dos conceitos mobilizados, silenciando as vozes autorais e dificultando o diálogo que os leitores da Base poderiam estabelecer com essas vozes não marcadas textualmente.

Biografia do Autor

Yasmin Rayane Mariz da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Maria Emília Cavalcante Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto do Departamento de Educação (DEDUC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), em Caicó-RN. Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas de Linguagens, Sociedade e Educação (GEPLISE). Desenvolve estudos com foco nas práticas de linguagens, com ênfase nas seguintes temáticas: texto, discurso e construção de sentidos; gêneros discursivos; discurso citado; dialogismo; autoria; leitura, produção e ensino de textos; ensino de língua materna.

Referências

BAKHTIN, M. M. Problemas da Poética de Dostoiévski. Tradução: Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010 [1929].

BAKHTIN, M. M. Apontamentos de 1970-1971. In: ______. Estética da Criação Verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011a, p. 368-392.

BAKHTIN, M. M. Metodologia das ciências humanas. In: ______. Estética da Criação Verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011b, p. 393-410.

BAKHTIN, M. M.; DUVAKIN, V. Mikhail Bakhtin em diálogo – Conversas de 1973 com Viktor Duvakin. 2. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.

BAKHTIN, M. M. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2013 [1940].

BAKHTIN, M. M. Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance. Tradução: Aurora Fornoni Bernardini [et al]. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In:_____.Tradução: Paulo Bezerra. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016a [1952-1953], p.11-70.

BAKHTIN, M. O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: ______. Os gêneros do discurso. Tradução: Paulo Bezerra. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016b [1976], p. 71-107.

BRASIL, MEC, Base Nacional Comum Curricular – BNCC, versão aprovada pelo CNE, novembro de 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf.> Acesso em: 01 mar. 2020.

MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2016 [1928].

VOLÓCHINOV, V. N. A construção da Enunciação e Outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013a.

VOLÓCHINOV, V. N. Palavra na vida e a palavra na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. In: ______. A construção da Enunciação e Outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013b [1926], p. 71-100.

VOLÓCHINOV, V. N. As mais recentes tendências do pensamento linguístico ocidental. In: ______. A construção da Enunciação e Outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1928], p. 101-130.

VOLÓCHINOV, V. N. Que é linguagem. In:______. A construção da Enunciação e Outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1930a], p. 131-156.

VOLÓCHINOV, V. N. A construção da enunciação. In:_____. A construção da Enunciação e Outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1930b], p. 157-187.

VOLÓCHINOV, V. N. A palavra e suas funções sociais. In: ______. A construção da Enunciação e Outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1930c], p. 189-212.

VOLÓCHINOV, V. N. Sobre as fronteiras entre a poética e a linguística. In: ______. A construção da Enunciação e Outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1930d], p. 213-250.

VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2017 [1930].

Downloads

Publicado

01/12/2021

Como Citar

Silva, Y. R. M. da, Silva, M. E. C., & Nascimento, I. A. de A. (2021). CONCEPÇÃO DE TEXTO NA BNCC PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESVELANDO DIÁLOGOS. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 14(2), 6–21. https://doi.org/10.30681/real.v14.4599