CONCEPÇÃO DE TEXTO NA BNCC PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESVELANDO DIÁLOGOS

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DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v14.4599

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe para cada componente curricular, entre outros, objetos de ensino e competências a serem adquiridas, explicitando ou não concepções teórico-metodológicas. Desse modo, este estudo pretende responder às seguintes questões: (i) que perspectiva de texto perpassa/fundamenta a proposta de ensino de língua materna nos anos iniciais do Ensino Fundamental?; e (ii) como essa perspectiva é mobilizada no documento da Base? Para isso, fundamenta-se na perspectiva dialógica da linguagem presente nos escritos do Círculo de Bakhtin, mais precisamente, Mikail Bakhtin, Valentin Volóchinov e Nikoláievitch Medviédev. A análise de noções e conceitos desvelou que a Base mobiliza a perspectiva de linguagem e de texto oriunda do Círculo de Bakhtin. Noções como relações entre textos, gênero discursivo, esfera/campo da atividade humana, são recorrentes na proposta da Base, sinalizando avanços nas propostas de ensino de texto. Ao mesmo tempo, constata-se que mobilizar tais conceitos não se configura postura suficiente para a construção de uma proposta de ensino de texto adequada. Além disso, a Base deixa a desejar ao não explicitar a autoria dos conceitos mobilizados, silenciando as vozes autorais e dificultando o diálogo que os leitores da Base poderiam estabelecer com essas vozes não marcadas textualmente.

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Biografia do Autor

  • Yasmin Rayane Mariz da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Maria Emília Cavalcante Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
    Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto do Departamento de Educação (DEDUC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), em Caicó-RN. Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas de Linguagens, Sociedade e Educação (GEPLISE). Desenvolve estudos com foco nas práticas de linguagens, com ênfase nas seguintes temáticas: texto, discurso e construção de sentidos; gêneros discursivos; discurso citado; dialogismo; autoria; leitura, produção e ensino de textos; ensino de língua materna.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

CONCEPÇÃO DE TEXTO NA BNCC PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESVELANDO DIÁLOGOS. (2021). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 14(2), 6-21. https://doi.org/10.30681/real.v14.4599