CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: NO RETRATO DO ESPAÇO
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v13i1.4809Resumo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a literatura de Carlos Drummond de Andrade com enfoque aos respectivos espaços, mais especificamente o espaço citadino, a fim de observar como tal categoria se inclui e faz parte da poética do autor em questão. Como recorte do objeto de análise, analisamos, por exemplo, os versos das obras Alguma poesia (1930) e Sentimento de mundo (1940), ambas lidas via Nova Reunião: 23 livros sobre poesia (2015). Para tanto, alicerçamo-nos a partir dos preceitos de Luís Alberto Brandão (2013), com teoria de cidade como espaço literário, e Letícia Malard (2005) com os conceitos de espaço em Drummond.Downloads
Referências
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Nova reunião: 23 livros de poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
AZEVEDO, Renan Ramires; FERREIRA, R. M. C. “O ar sufocado e puro de lugares sempre fechados”: Lispector, Lorca e os espaços sitiados. In: Patrícia Graciela da Rocha. (Org.). Línguas, discursos e identidades: saberes e práticas. 1ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2019, v. 1, p. 127-143.
BRANDÃO, Luís Alberto. Teorias do espaço literário. 1.ed. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Fapemig, 2013.
GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
MACIEL, Maria Esther. “A figuração das coisas na poesia de Drummond”. In. ______. A memória das coisas: ensaios de literatura, ciência e artes plásticas. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2004. p. 97-109.
MALARD, Letícia. No vasto mundo de Drummond. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. (Babel).
WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade: na história da literatura. Trad. Paulo Henrique Britto. São Paulo: Companhia das letras, 2011a.
______. Política do modernismo: contra os novos conformistas. Tradução de André Glaser. São Paulo: Editora Unesp, 2011b.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).