ENTRE O RISO E A COMISERAÇÃO: UM ESTUDO DO HUMORISMO EM “O TELEGRAMA DE ATAXERXES”, DE ANÍBAL MACHADO

Autores

Resumo

Resumo: Procedimento importante no modernismo brasileiro, o humor foi largamente utilizado por Aníbal Machado, podendo ser encontrado em toda a sua obra. Nesse universo, destaca-se a presença de sentimentos contrários, em que o riso e o sofrimento são aproximados, constituindo o que Luigi Pirandello chamou de humorismo. Esse estado dúbio, constituído ao mesmo tempo de pranto e de riso, pode ser percebido na narrativa de “O telegrama de Ataxerxes”, de Aníbal Machado. Nela, temos um protagonista que busca realizar seus sonhos, vivendo uma ilusão parecida com a de Dom Quixote. Como no romance de Miguel de Cervantes, a história de Ataxerxes também provoca riso e comiseração. Assim, o objetivo deste estudo é analisar o conto “O telegrama de Ataxerxes”, considerando-se a presença de humorismo. Para a realização deste artigo, recorreremos aos trabalhos de PIRANDELLO (2009), MACHADO (1966), DUARTE (2006), dentre outros.

Palavras-chave: Aníbal Machado. Modernismo. O telegrama de Ataxerxes. Humorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilaine Ortiz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande MS, Brasil. Bolsista FUNDECT. Membro do grupo de pesquisa Modernismo periférico: poéticas do século XX.

Marcos Vinícius Teixeira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Marcos Vinícius Teixeira é graduado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Atua como professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul desde 2015. Pesquisa, dentre outros assuntos, a obra de Aníbal Machado.

Referências

ANDRADE, Mário de. A lição do amigo: cartas de Mário de Andrade a Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro: José Olympio, 1982.

ANTELO, Raúl (Org.). Parque de Diversões. Belo Horizonte: UFMG; Florianópolis: UFSC, 1994.

CANDIDO, Antonio. A Educação Pela Noite & Outros Ensaios. São Paulo: Ática, 1989.

CANDIDO, Antonio. Recortes. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

DUARTE, Lélia Pereira. Ironia e humor na literatura. Belo Horizonte: PUC Minas; São Paulo: Alameda, 2006.

FONSECA, Maria Augusta Bernardes. Vento, gesto, movimento: a poética de Aníbal M. Machado. 1984. Tese (Doutorado em Teoria Literária) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984.

GUINSBURG, J. Uma operação tragicômica do dramático: o humorismo. In: PIRANDELLO, Luigi. Pirandello: do teatro no teatro. São Paulo: Perspectiva, 2009, p. 11-13.

LAFETÁ, João Luiz. 1930: a crítica e o Modernismo. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2000.

MACHADO, Aníbal. Cadernos de João. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

MACHADO, Aníbal. Histórias Reunidas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1959.

MACHADO, Aníbal. João Ternura. Rio de Janeiro: José Olympio, 1965.

MACHADO, Octavio L. Werneck. Humor y fantasia en Anibal Machado. Montevideo: Instituto de Cultura Uruguayo-Brasileño, 1966, 33 p.

PIGLIA, Ricardo. Formas Breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

PIRANDELLO, Luigi. Pirandello: do teatro no teatro. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2009.

PROENÇA, M. Cavalcanti. Os balões cativos. In: MACHADO, Aníbal. A Morte da porta-estandarte, Tati, a Garota e outras histórias. 13. ed. Rio de Janeiro: José. Olympio, 1989, p. xiii-xxxxii.

SAAVEDRA, Miguel de Cervantes. O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha. Tradução de Sérgio Molina. 7. ed. São Paulo: Editora 34, 2016.

VERDE, Antônio. [Estão lhe vendo a carantonha?] [191-], n.p. Acervo de Escritores Mineiros – UFMG. Coleção Aníbal Machado. Reprodução de página avulsa da revista A vida de Minas.

WHATELY, Celina (Org.). Visconde de Pirajá, 487: as domingueiras de Aníbal Machado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

Ortiz, E., & Teixeira, M. V. (2021). ENTRE O RISO E A COMISERAÇÃO: UM ESTUDO DO HUMORISMO EM “O TELEGRAMA DE ATAXERXES”, DE ANÍBAL MACHADO. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 13(2), 76–91. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/reacl/article/view/4824