UNEMAT: RENOMEAÇÃO E NOVOS SENTIDOS EM UMA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA
Resumo
Neste artigo analisamos à luz da Semântica do Acontecimento, teoria desenvolvida por Guimarães (2002, 2004, 2017, 2018), o processo de renomeação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) por Universidade Estadual de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado. Este estudo analisa de forma semântico-enunciativa o acontecimento que ao instituir a sua própria temporalidade, coloca em disputa o político no processo de renomeação de uma instituição de ensino superior instalada a partir de uma cidade do interior de Mato Grosso em uma Universidade do Estado. No processo da última renomeação da universidade, ao renomear a instituição com o objetivo de prestar uma homenagem a um de seus idealizadores, instala-se um litigio entre formas de nomear e designar (a da proposta da Unemat, de um lado, e a que foi aprovada pela assembleia legislativa de Mato Grosso), afetando o próprio sentido da homenagem pretendida pela Universidade
Palavras-chave: Unemat, Nomeação, Renomeação, litigio, Semântica do Acontecimento.
Downloads
Referências
BENFICA, Tiago Alinor Hoissa. História e universidade : a institucionalização do campo histórico na Universidade Estadual de Mato Grosso/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1968-1990). (Tese Doutorado em História) Dourados, MS : UFGD, 2016.
______, História do ensino superior em Mato Grosso: das iniciativas frustradas à criação de um sistema universitário. Revista Brasileira de História da Educação, Volume 19, e052, Maringá – PR, 2019. https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e052
GUIMARÃES, E. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores, 1995.
______, Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. 4ª edição
______, Semântica Enunciação e Sentido. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
______, Análise de texto – procedimentos, análises, ensino. 2º ed. São Paulo: Hucitec, 2012. 1ª reimpressão 2017.
______, A palavra: Forma e Sentido. Pontes. Campinas, 2007.
______, Semântica e Pragmática. IN: GUIMARÃES, Eduardo e ZOPPI-FONTANA, Mônica. Introdução às Ciências da Linguagem – A Palavra e a Frase. Campinas – SP: Pontes Editores, 2010: 2ª edição.
ZATTAR, Neuza Benedita da Silva. Do IESC à Unemat: uma história plural 1978-2008. Cáceres – MT, Editora Unemat, 2008.
______, et al. Unemat: Uma história que faz parte de muitas outras. Cáceres – MT, Editora Unemat, 2018.
Fontes:
CÁCERES – MT, Decreto nº 190 do município de Cáceres de 20 de julho de 1978
ESTATO DE MATO GROSSO, Lei Estadual nº 4.960 de 19 de dezembro de 1985
______, Lei Estadual nº 5.495 de 17 de julho de 1989
______, Lei Complementar nº 14 de 16 de janeiro de 1992
______, Lei Complementar n° 30 de 15 de dezembro de 1993
______, Lei Complementar nº 611, de 28 de janeiro de 2019,
______, Projeto de lei complementar nº 3/2016, protocolo nº 364/2016, processo nº 111/2016. Secretaria de serviços legislativos 18/02/2016.
JORNAL DE MATO GROSSO, “Na festa do bicentenário, Cáceres ganha uma faculdade”, edição de 23 a 30 de julho de 1978
UNEMAT, portal. “Definitivo – Unemat passa a ser Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado”, de 16 de janeiro de 2019, (www.unemat.br )
UFMS, portal. Histórico, (www.ufms.br )
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).