GIL VICENTE: UM DRAMATURGO DO ENTRELUGAR

Autores

  • Victor Soares Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v16.6019

Palavras-chave:

Gil Vicente, Humanismo, Teatro Vicentino

Resumo

Neste estudo será observado o legado do dramaturgo português Gil Vicente, perpassando, brevemente, pelo teatro pré-vicentino e o pós-vicentino, a fim de situá-lo na História. Além disso, será abordado o contexto em que o artista viveu, apresentando a passagem de Gil Vicente pela corte portuguesa do século XVI (MALEVAL, 1992), local onde as suas peças teatrais eram encenadas. Como objeto de análise, a Farsa de Inês Pereira (1523) servirá como suporte para evidenciar as características vividas neste século, sob o olhar vicentino, em seus personagens caricaturados (REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO CONCELHO DE PALMELA, 2010). Partindo do princípio de que o autor português transitou entre a Idade Média e o Renascimento, com natureza humanista (AMORIM, 2020), é identificado que Gil Vicente seja um dramaturgo do entrelugar, devido a passagem entre esses dois importantes períodos, porém completamente divergentes.

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Referências

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Publicado

03.09.2023

Como Citar

GIL VICENTE: UM DRAMATURGO DO ENTRELUGAR. (2023). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 16(01). https://doi.org/10.30681/real.v16.6019

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