DIÁLOGOS ENTRE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, MARCOS BAGNO E ESTUDANTES DO IFBA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO TÉCNICO
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v15.6067Palavras-chave:
Variação linguística. Preconceito linguístico. Estágio supervisionado. Ensino de língua portuguesa.Resumo
Neste trabalho apresentamos reflexões a partir da experiência com o Estágio Supervisionado II de Língua Portuguesa, componente obrigatório do curso de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia, realizado numa turma do subsequente (curso técnico de Eletrotécnica) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Situamos o ensino remoto emergencial no cenário da pandemia de covid-19, momento de exclusão social e aumento de evasão, mas única forma de funcionamento das escolas, para preservar vidas. Fundamentados nas propostas de Bagno (2007 [1999]), Possenti (1996) e Faraco (2004) e outros, refletimos sobre nosso planejamento e desenvolvimento de aulas, enfatizando aquelas com as temáticas da variação e do preconceito linguístico. Observamos que a abordagem variacionista a partir da discussão de textos da literatura e da linguística com os alunos foi frutífera no ensino de língua portuguesa materna e, a partir dos resultados, defendemos que a pedagogia da variação pode constituir uma maneira de superação da dicotomia entre teoria e prática nos currículos dos cursos de Letras, produzindo uma verdadeira “aproximação à realidade” dos estudantes, como sugerem Pimenta e Lima (2005/2006).
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