LINGUAGEM, TECNOLOGIA E ENSINO: A DINÂMICA COMPLEXA DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA(GEM) DE EGRESSOS DO CURSO DE LETRAS DA UNEMAT/CÁCERES
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v17i01.13058Palavras-chave:
Linguagem e Tecnologia. , Ensino de Língua., Sistemas Dinâmicos Complexos.Resumo
Estudos recentes da área da Linguística Aplicada e de outros campos de pesquisas em linguagem têm mostrado que as práticas de língua(gem), bem como a maioria das relações sociais contemporâneas são afetadas de maneira direta pelas tecnologias digitais. Com isso, percebemos que há, historicamente, um desalinhamento das práticas de ensino com essa dinâmica emergente. Diante desse cenário, ao perceber o funcionamento da disciplina Linguagem e Tecnologia no curso de Letras da Unemat/Cáceres e as perspectivas apontadas pelas narrativas dos alunos mostrando-a como instauradora de uma nova visão neles quanto à utilização das tecnologias digitais, optamos por verificar a postura dos alunos egressos dessa disciplina tempos depois, quando já estão atuando na educação básica. Para realizar essa verificação e análise, tomamos como suporte teórico e metodológico os postulados de Ortega e Han (2017), quando discorrem sobre a Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos aplicada nos estudos da linguagem. A partir das reflexões apresentadas nessa pesquisa, podemos constatar que as tecnologias digitais estão incorporadas nas práticas de ensino de língua dos alunos egressos do curso de Letras, e que a disciplina Linguagem e Tecnologia emergiu como elemento crucial para instaurar uma dinâmica que complexifica e dá corpo a práticas de ensino tecnologicamente mediadas, bem como lidar com ferramentas didáticas que podem ser exploradas em espaços online e offline. Com este estudo, validamos uma proposição metodológica que propõe caminhos inovadores e se encontra em consonância com documentos oficiais que buscam olhar com novas lentes o ensino e aprendizagem de língua(gem).
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