A NARRATIVA PAI DO MATO OU PÉ DE GARRAFA ENTRE OS BALATIPONÉ: DO FATO REAL À FICÇÃO LITERÁRIA

Autores

  • Marcio Monzilar Corezomaé UNEMAT
  • Agnaldo Rodrigues da Silva UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v17i01.13344

Palavras-chave:

Cultura, Literatura, Narrativa Oral, Balatiponé-Umutina

Resumo

Este artigo descreve e analisa a narrativa oral “O pai do mato ou Pé de Garrafa”, presente na memória dos anciões da etnia indígena brasileira Balatiponé-Umutina, pelo viés literário, traçando um percurso sobre a localização geográfica e histórica da etnia. Destacamos a importância desta narrativa para o povo e para a população da região, enquanto imaginário situado na cultura. Utilizamos como objeto de análise quatro narrativas que envolvem a personagem Pai do Mata ou Pé de Garrafa, produzidas em diferentes contextos. Será analisada de que forma uma narrativa oral, criada a partir de um fato real, transforma-se em ficção literária e como as novas gerações da etnia registra e (re) significa essa narrativa. Para realizarmos as análises e reflexões, nos apoiamos, prioritariamente, em autores que tratam dos estudos culturais e decoloniais que, sem dúvida, podem contribuir com o estudo sobre o corpus.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcio Monzilar Corezomaé, UNEMAT

    Indígena pertencente á etnia Balatiponé-Umutina de Barra do Bugres, Mato Grosso/Brasil. Doutorando em Estudos Literários, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

  • Agnaldo Rodrigues da Silva, UNEMAT

    Doutor pela Universidade de São Paulo e Pós-doutor pela UFRGS. Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso  (UNEMAT). Escritor, Crítico e Ensaísta.

Referências

ALÓS, Anselmo Perez; SCHIMIDT, Rita Terezinha. Margens da Poética/Poéticas da Margem: o comparatismo planetário como prática de resistência. Organon, Porto Alegre, nº 47, julho-dezembro, 2009, p.129 – 145.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética – A teoria do Romance. Tradução vários autores. 5 ed. São Paulo: Editora Hucitec/Annablume, 2002.

BENJAMIN, Abdala J. Fluxos culturais assimétricos e Reflexões comunitárias. In: Esse entre-lugar da literatura: concepção estética e fronteiras /Aroldo José Abreu Pinto, Benjamin Abdala Junior, Agnaldo Rodrigues da Silva (Org). São Paulo: Arte e Ciência, 2013.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Tradução vários autores. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

CANDIDO, Antonio. Direito à Literatura. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. EDUFBA: Salvador, 2008.

FERREIRA, João Carlos Vicente. Enciclopédia Ilustrada de Mato Grosso. Cuiabá: Integrar, Defanti Editora, 2014.

GATTO, Dante. Tragédia antiga e narrativas contemporâneas: reflexão acerca dos fundamentos a partir da romanesca mato-grossense. In: Esse entre-lugar da literatura: concepção estética e fronteiras /Aroldo José Abreu Pinto, Benjamin Abdala Junior, Agnaldo Rodrigues da Silva (Org). São Paulo: Arte e Ciência, 2013.

GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.

KRENAK, Ailton. Caminhos para a cultura do Bem Viver. (Org.) Bruno Maia. Rio de Janeiro, 2020.

MARIEN, Alfredo. Era um poaieiro. Cuiabá: Academia Mato-Grossense de Letras; Unemat, 2008.

MONZILAR, Edna. Memórias e histórias: patrimônio material e imaterial do povo Balatiponé-Umutina. 2023, 84 f. (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Ensino em Contexto Intercultural Indígena, Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT/FAIND.

MONZILAR, Osvaldo Corezomaé. A história da poaia no Território Indígena Umutina. 2006, 22 f. (Graduação) – Graduação em Ciências Matemática e da Natureza, 3º Grau Indígena, Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT.

MUNDURUKU, Daniel. Mundurukando. Participação especial de Ceiça Almeida. Edição do autor: São Paulo, 2010.

Downloads

Publicado

22.01.2025

Como Citar

Monzilar Corezomaé, M. ., & Rodrigues da Silva, A. (2025). A NARRATIVA PAI DO MATO OU PÉ DE GARRAFA ENTRE OS BALATIPONÉ: DO FATO REAL À FICÇÃO LITERÁRIA. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 17(01), e13344. https://doi.org/10.30681/real.v17i01.13344