A LICENCIATURA INTERCULTURAL DO CAA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM LÍNGUA PORTUGUESA DO POVO TRUKÁ: UMA ANÁLISE CONTEXTUALIZADA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v18i01.13576

Palavras-chave:

Educação Intercultural, Ensino da Língua Portuguesa , Povos Indígenas

Resumo

A Educação Intercultural é fundamental para promover a igualdade, justiça e direitos linguísticos dos povos indígenas. Uma formação docente adequada e uma abordagem intercultural podem modificar significativamente o ensino da Língua Portuguesa na perspectiva intercultural nos contextos educacionais das aldeias. No estado de Pernambuco, na atualidade, diversas instituições públicas oferecem formação aos professores e professoras indígenas. Este artigo analisa as práticas docentes e os discursos presentes no curso de Licenciatura Intercultural do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco, campus Caruaru, e os desafios enfrentados pelos professores indígenas em sala de aula. As perspectivas de novas estratégias e a construção do processo de descolonização na EEI aparecem como estratégias para uma formação docente indígena mais condizente com os conhecimentos ancestrais e necessidades dos povos do sertão pernambucano neste início de século.

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Biografia do Autor

  • Maria Aparecida da Conceição Barros Truká, UFPE

    Professora da Escola Indígena de Referência em Ensinos Fundamental e Médio Capitão Dena; Graduada em Pedagogia (FACSHUC); Especialista em Educação (UPE); Licenciatura Intercultural Indígena (UFPE). http://lattes.cnpq.br/1824148105052230

  • Maria Elizangela do Nascimento Pankararu, UPE

    Professora da Escola Estadual Indígena Princesa Isabel; Graduada em Letras - Português e Inglês (CESVASF); Especialista em Culturas e Histórias dos Povos Indígenas (UFPE); Mestranda em Educação (UPE). Lattes iD

    http://lattes.cnpq.br/0802520821909776

  • Roberto Remígio Florêncio, IF Sertão Pernambucano

    Doutor em Educação (UFBA); Mestre em Educação e Cultura (UNEB); Licenciado em Letras (UPE) e em Pedagogia (UNEB); Professor em IFSERTÃO-PE

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Publicado

30.07.2025

Como Citar

Truká, M. A. da C. B. . ., Pankararu, M. E. do N. ., & Florêncio, R. R. . (2025). A LICENCIATURA INTERCULTURAL DO CAA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM LÍNGUA PORTUGUESA DO POVO TRUKÁ: UMA ANÁLISE CONTEXTUALIZADA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 18(01), e13576. https://doi.org/10.30681/real.v18i01.13576