A LICENCIATURA INTERCULTURAL DO CAA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM LÍNGUA PORTUGUESA DO POVO TRUKÁ: UMA ANÁLISE CONTEXTUALIZADA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v18i01.13576Palavras-chave:
Educação Intercultural, Ensino da Língua Portuguesa , Povos IndígenasResumo
A Educação Intercultural é fundamental para promover a igualdade, justiça e direitos linguísticos dos povos indígenas. Uma formação docente adequada e uma abordagem intercultural podem modificar significativamente o ensino da Língua Portuguesa na perspectiva intercultural nos contextos educacionais das aldeias. No estado de Pernambuco, na atualidade, diversas instituições públicas oferecem formação aos professores e professoras indígenas. Este artigo analisa as práticas docentes e os discursos presentes no curso de Licenciatura Intercultural do Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco, campus Caruaru, e os desafios enfrentados pelos professores indígenas em sala de aula. As perspectivas de novas estratégias e a construção do processo de descolonização na EEI aparecem como estratégias para uma formação docente indígena mais condizente com os conhecimentos ancestrais e necessidades dos povos do sertão pernambucano neste início de século.
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