Imigrantes hispano-americanos, (inter)culturalidade crítica e língua portuguesa

Autores

  • Rubens Lacerda de Sá Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v10i1.1826

Resumo

Dada a a complexidade e a dinâmica da movimentação de/entre povos no afronteiriço mundo coevo, as práticas sociais de circulação e as novas relações entre nacionais e imigrantes também são cíclicas e continuamente (re)configuradas. Pesquisas recentes centradas nos imigrantes hispano-americanos e sua condição social enquanto cidadãos acolhidos no Brasil, apontam que os mesmos devem receber um trato equitativo e desprovido de paradigmas excludentes e xenofóbicos. Devem ser conduzidos, na terra que lhes oferece guarida, por um processo de emancipação social e empoderamento que possibilite a construção de novos sentidos e significados, de identidades sociais e de conhecimentos a serem compartilhados. Para tanto, partindo de uma visão sociohistórica e cultural, analiso neste ensaio, a relação estreita entre a condição dos imigrantes, a questão (inter)cultural e a língua portuguesa. A composição e entendimento holístico desse mosaico possibilitará sua formação integral como cidadãos críticos e protagonistas.

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Biografia do Autor

  • Rubens Lacerda de Sá, Universidade Federal de Lavras

    Professor Assistente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Doutorando em Linguística Aplicada (UNICAMP), Mestre em Linguística (UnB), Especialista no Ensino de Língua Estrangeira para Fins Específicos (UFMT) e Bacharel em Letras (UCCB). Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Linguagem (GIEL/CNPq) na UFLA. Membro do Núcleo de Estudos em Linguagens e Políticas Públicas em Educação (NELPPE/CNPq) do IFTO. Projeto de pesquisa e de extensão atuais: Programa(s) de Internacionalização do Ensino Superior: Acolhimento a Imigrantes, Multilinguismo e (Inter)culturalidade Crítica. Interesses de pesquisa: Internacionalização da Educação, Linguística Aplicada Crítica, Translinguismo, Superdiversidade, (Inter)culturalidade, Heteroglossia, Políticas Linguísticas e de Acolhimento a Imigrantes, Estudos Discursivos, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação.

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Publicado

08.08.2017

Como Citar

Imigrantes hispano-americanos, (inter)culturalidade crítica e língua portuguesa. (2017). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 10(1), 63-73. https://doi.org/10.30681/real.v10i1.1826