MÃE ESCRAVA: SENTIDOS DE MÃE NA LEI DO VENTRE LIVRE
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v10i1.1946Resumo
Neste trabalho, investigam-se sentidos de mãe em funcionamento na Lei 2040 de 28 de setembro de 1871, a Lei do Ventre Livre. Para isso, mobilizam-se pressupostos da Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 1995, 2002, 2004, 2007) e demonstra-se, ao final da análise, que os sentidos de mãe escrava materializados nesse corpus singularizam-na e particularizam-na no contexto brasileiro da época.Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 2040 de 28 de setembro de 1871 (Lei do Ventre Livre). In: Portal da Legislação do Governo Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/LIM/LIM2040.htm. Acesso em: 20 de novembro de 2015.
GUIMARÃES, Eduardo. Domínio Semântico de Determinação. In: GUIMARÃES, Eduardo; MOLLICA, Maria Cecília (orgs.). A palavra: forma e sentido. Campinas: RG/Pontes, 2007.
GUIMARÃES, Eduardo. Civilização na Linguística Histórica Brasileira no século XX. Separata de: Matraga, Rio de Janeiro, n. 16, p. 89-104, 2004.
GUIMARÃES, Eduardo. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas: Editora RG, 2010. Edição original: 1995.
GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do Acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas: Pontes, 2005. Edição original: 2002.
GRINBERG, Keila. Liberata: a lei da ambigüidade. Rio de Janeiro: Relume-Dumará. 1994
SANTOS, Jorge Viana. Liberdade na Escravidão: uma abordagem semântica do conceito de liberdade em cartas de alforria. 2008, 274 f. Tese (Doutorado em Lingüística) – Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, Campinas.
SANTOS, Jorge Viana; NAMIUTI, Cristiane Temponi. Memória conquistense: recuperação de documentos oitocentistas na implementação de um corpus digital. Vitória da Conquista: UESB, 2009. Projeto de pesquisa.
VASCONCELOS, Albertina Lima. As Vilas do Ouro: sociedade e trabalho na economia escravista mineradora (Bahia, Século XVIII). Vitória da Conquista: Edições UESB, 2015. (Coleção Nordestina, v. 86)
ZATTAR, Neuza Benedita da Silva. Os sentidos de liberdade dos escravos na constituição do sujeito de enunciação sustentada pelo instrumento de alforria. 2000, 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, Campinas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).