BRASIGUAYO: O JOGO OBLÍQUO DE EFEITOS DE SENTIDO INSTAURADOS EM TORNO DA DENOMINAÇÃO DO LADO PARAGUAIO DA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2187Resumo
Resumo: Nos confins da fronteira Brasil-Paraguai as identidades nacionais são objeto de permanente disputa entre imigrantes brasileiros, denominados brasiguaios-brasiguayos, e a população paraguaia. Longe de serem estáticas e consolidadas tais identidades são, às vezes, afirmadas e, outras, negadas pelas populações locais que constroem diferentes efeitos de sentido em torno da dupla denominação brasiguaio/brasiguayo, a partir das imagens que projetam desses sujeitos as quais dão sustentação aos efeitos de sentido que deslizam de acordo com diferentes condições de produção. É nesta perspectiva que analiso, neste estudo, cinco efeitos de sentido instaurados em torno da denominação brasiguayo, do lado paraguaio da fronteira Brasil-Paraguai, em um corpus constituído por sequências discursivas recortadas em jornais paraguaios e em outros arquivos. As análises são feitas pelo viés da Análise do Discurso de linha francesa (AD) a partir da voz teórica de Michel Pêcheux. O exame das discursividades mostra que a denominação brasiguayo resulta de um jogo oblíquo de efeitos de sentido que atravessa todo o campo social paraguaio identificado, ideologicamente, aos saberes de várias FD nas quais se inscrevem posições-sujeitoprovenientes de diferentes classes sociais do país.Palavras-chave: Denominação brasiguayo. Efeitos de sentido. Paraguai
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, José Lindomar Coelho. A dinâmica das fronteiras: os brasiguaios na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. São Paulo: Annablume, 2010.
GONZALEZ, Emílio. Guerra no Paraguai, um conflito brasileiro.Disponível em http://passapalavra.info/2012/06/60932. Acesso em 28/09/2014.
PÊCHEUX, Michel.O discurso: estrutura ou acontecimento (1983). Trad. Eni Pulccinelli Orlandi, 3. ed. Campinas: Pontes, 2002.
SERIOT, Patrik. Ethnos e Demos: a construção discursiva da identidade coletiva. RUA: Revista do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da Unicamp – Nucredi. Campinas, SP, n.7, março, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).