LA ATMÓSFERA NOCTURNA EN LA CASA DE BERNARDA ALBA Y EN DOROTÉIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v10i2.2266Resumo
Este artículo tiene el propósito de analizar el tema de la atmósfera nocturna en las obras de teatro La casa de Bernarda Alba de Federico García Lorca e Dorotéia de Nelson Rodrigues. La primera imagen que nos llama la atención es el color negro predominante en las casas de Bernarda y de Dorotéia, lo que convierte este espacio en un lugar nocturno y sombrío. Si en la obra del español existe una noche que logra penetrar poco a poco el ambiente cerrado donde viven una viuda con sus cuatro hijas, en la del brasileño encontramos primas enlutadas viviendo la pesadilla de estar eternamente despiertas, en una especie de noche de vigilia e insomnio interminables. Para llevar a cabo este trabajo recurrimos a estudiosos que valoran el aspecto imaginativo y simbólico de las imágenes como Juan Eduardo Cirlot (1985), Henry Corbin (2000) y James Hillman (2004).
Downloads
Referências
CIRLOT, Juan Eduardo. Diccionario de símbolos. Barcelona: Labor, 1985.
CORBIN, Henry. El hombre de luz en el sufismo iranio. Madrid: Ediciones Siruela, 2000.
FEAL, Carlos. Lorca: tragedia y mito. Ottawa: Dovehouse, 1989.
GARCÍA LORCA, Federico. La casa de Bernarda Alba. Madrid: Cátedra, 2004.
GRIMAL, Pierre. Diccionario de Mitología Griega y Romana. Barcelona: Paidós, 1997.
HILLMAN, James. El sueño y el inframundo. Barcelona: Paidós, 2004.
MAGALDI, Sábato. Introdução. In:______. Teatro Completo de Nelson Rodrigues. Vol. 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
RODRIGUES, Nelson. Teatro completo de Nelson Rodrigues. v. 2. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).