OS LIMITES A UMA MULHER DE RESPEITO: PRECEDENTES FEMINISTAS EM KATE CHOPIN
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2522Resumo
Orientados pela evolução do pensamento feminista e algumas vertentes envolvendo a mulher e o seu papel na sociedade (conjunturas social, cultural e econômico), surge um dos objetivos centrais deste artigo, que é a compreensão da representação do feminino na literatura. Neste contexto, encontramos a autora Kate Chopin e seu conto Uma Mulher Respeitável (1894) que evidencia fortes ideais feministas da autora em relação à liberdade das mulheres já no século XIX. É possível notar como sua narrativa dá notoriedade à figura feminina, caracterizando-a em seus desejos pessoais e sociais, porém como vítima das restrições de um mundo patriarcal. Para a leitura crítica desse conto, tomamos como referência autores como Mary Wollstonecraft (1792), Lorraine Code (2002), Ellen Rooney (2006) e Tim Gillespie (2010). Ao analisar este conto, é possível entender a correlação da figura feminina de outrora aos tempos presentes no que diz respeito à luta pela igualdade de direitos, através da representação do que supostamente se configura como uma mulher de respeito.
Downloads
Referências
CHOPIN, Kate. A Respectable Woman. In: The Awakening and Selected Stories. Wordsworth Editions, 2015, p. 403-406.
CLARK, Pamela. Biography. In: KateChopin.org. Disponível em: <https://www.katechopin.org/biography/ >. Acesso em: 14 de outubro de 2017.
CODE, Lorraine. (ed.). Encyclopedia of feminist theories. London and New York: Routledge, 2002.
GASPARETTO JUNIOR, Antonio. A primeira onda feminista. Disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/primeira-onda-feminista/>. Acesso em: 03 de junho de 2016.
GASPARETTO JUNIOR, Antonio. A terceira onda feminista. Disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/terceira-onda-feminista/>. Acesso em: 06 de novembro de 2016.
GILLESPIE, Tim. Feminist Criticism for Students: Interrogating Gender Issues. In: Doing Literary Criticism: Helping Students Engage with Challenging Texts. [Portland, Me.]: Stenhouse, 2010, p. CD107-CD121.
Kate Chopin: A Respectable Woman. In: KateChopin.org. Disponível em: <http://www.katechopin.org/a-respectable-woman/>. Acesso em: 28 de agosto de 2016.
Kate Chopin’s Themes. In: KateChopin.org. Disponível em: <https://www.katechopin.org/themes/>. Acesso em: 03 de outubro de 2017.
MACHADO, J. L. A. A situação das mulheres no século XIX. Disponível em: <http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=203/>. Acesso em: 28 de agosto de 2016.
ROONEY, Ellen. The literary politics of feminist theory. In: Feminist Literary Theory. Cambridge: CUP, 2006.
VINHEDO. Uma mulher, muitas barreiras. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 305-323, janeiro-abril/2005.
WOLLSTONECRAFT, Mary. A Vindication of the Rights of Woman with Strictures on Political and Moral Subjects. London: Dover Publications, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).