AS POSIÇÕES SUJEITO PROFESSOR E ALUNO EM O SORRISO DE MONALISA E CLUBE DO IMPERADOR
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2555Resumo
A relação professor-aluno está no cerne do ensino-aprendizagem. Assim, compreender como se dá esse processo faz parte de compreender as posições sujeitos que se estabelecem através de um discurso pedagógico voltado para a legitimação da autoridade docente (ORLANDI, 2009). Nessa direção, o objetivo desse estudo é compreender essa relação através da análise de dois filmes que retratam a relação professor-aluno. Os filmes são O Clube do Imperador dirigido por Michael Hoffman (2002) e O Sorriso de Monalisa sob direção de Mike Newell (2004). Possui como base teórica a Análise de Discurso de linha francesa, tendo como precursores Eni Pulccinelli Orlandi (2009), no Brasil e Michel Pêcheux (2007), na França. Além desses autores, baseamos em Fedatto e Machado (2007) para compreender o funcionamento discursivo da relação professor-aluno materializado nas cenas analisadas. E Milanez e Bittencourt (2012), que apresentam a noção de materialidade fílmica.
Downloads
Referências
FEDATTO, Carolina Padilha; MACHADO, Carolina de Paula. O muro, o pátio e o coral ou os sentidos no/do professor. In: BOLOGNINI, Carmen Zink (org.) Discurso e ensino: o cinema na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. p. 9-15.
LAGAZZI, Suzy. O recorte significante na memória. In: Anais III Seminário de Estudos da Análise de discurso. 2009. Disponível em: http://anaisdosead.com.br/3SEAD/Simposios/SuzyLagazzi.pdf. Acesso em 03 nov. 2017.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Trad. Lauro António e Maria Eduarda Colares. Lisboa, Portugal: Dinalivvro, 2005.
MILANEZ, Nilton; BITTENCOURT, Joseane Silva. Materialidades da imagem no cinema: discurso fílmico, sujeito e corpo em A Dama De Ferro. Revista Movendo Ideias Vol. 17, Nº 2 – julho a dezembro de 2012 p.7-20. Disponível em: http://revistas.unama.br/index.php/Movendo-Ideias/article/view/631. Acesso em 02 nov. 2017
O CLUBE DO IMPERADOR. Direção de Michael Hoffman. Elenco: Kevin Kline, Emile Hirsch, Embeth Davidtz. Europa Filmes, 2002. 104 min. Dvd.
ORLANDI, Eni. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 2005.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 7ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2007.
______. “Efeitos do verbal sobre o não-verbal”. In: Rua: Revista do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da UNICAMP – NUCREDI. Campinas, SP, Nº.1, março 1995.
O SORRISO DE MONALISA. Direção de Mike Newell. Elenco: Julia Roberts. Kirsten Dunst. Julie Stiles. Columbia Pictures, 2004. 119 min. Dvd.
PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre. Tradução e introdução José Horta Nunes – 2ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).