LA INFLUENCIA INTERLINGÜÍSTICA EN EL NIVEL FONÉTICO DE HABLANTES DEL DIALECTO HUNSRÜCKISCH Y DE PORTUGUÉS BRASILEÑO APRENDICES DE ESPAÑOL COMO L3

Autores

  • TALITA DOS SANTOS GONÇALVES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
  • ALANA TAMARA STOFFEL Universidade Federal do Rio Grande- FURG.

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v11i2.3028

Resumo

O bilinguismo é um fenômeno comum na região sul do Brasil, na serra gaúcha, por causa da imigração alemã e na fronteira com Uruguai e Argentina. Por isso, é comum que na fala de pessoas que são naturais desses lugares haja influencia da língua alemã ou da língua espanhola. O presente trabalho tem o objetivo de verificar as influências interlinguísticas da língua alemã, da língua portuguesa e da língua espanhola, em nível fonético, na produção oral de espanhol e de português de alunos universitário falantes de português brasileiro. Os participantes gravaram áudios em português e em espanhol contando uma história da infância e responderam a um questionário sobre seu histórico linguístico. Os resultados confirmaram que existe influencia interlinguística da língua alemã na língua espanhola e na língua portuguesa e da língua portuguesa na língua espanhola. As influencias encontradas são mudanças de fonemas entre as três línguas analisadas.

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Biografia do Autor

  • TALITA DOS SANTOS GONÇALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
    Doutora e Mestra em Letras pela PUCRS. Especialista em Linguística e Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande. Atuou como professora substituta de Língua Espanhola na Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Atualmente é professora de Língua Espanhola no Instituto Federal de Alagoas - campus Batalha.
  • ALANA TAMARA STOFFEL, Universidade Federal do Rio Grande- FURG.
    Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG.

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Publicado

2019-02-26

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada

Como Citar

LA INFLUENCIA INTERLINGÜÍSTICA EN EL NIVEL FONÉTICO DE HABLANTES DEL DIALECTO HUNSRÜCKISCH Y DE PORTUGUÉS BRASILEÑO APRENDICES DE ESPAÑOL COMO L3. (2019). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 11(2), 221-235. https://doi.org/10.30681/real.v11i2.3028