OS SENTIDOS DA PALAVRA “LINGUAGEM” NA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO DE CELSO CUNHA E LINDLEY CINTRA: UMA ANÁLISE ENUNCIATIVA

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DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v11i2.3369

Resumo

No presente artigo apresentamos os resultados da análise dos sentidos da palavra “linguagem” nos dois capítulos iniciais da Gramática do Português Contemporâneo de Celso Cunha e Lindley Cintra (1998). Segundo a linha teórica que adotamos, a Semântica do Acontecimento, o sentido é constituído linguisticamente, ou seja, a significação é construída pelas relações de linguagem. E importa, para se observar estas relações de linguagem, compreender a temporalidade em que elas ocorrem. Assim, temos que a enunciação, ou acontecimento do dizer, é que estabelece esta temporalidade, na medida em que recorta um memorável (uma enunciação passada) e produz uma futuridade (latência de futuro), uma vez que, é nessa latência de futuro que se encontram as possibilidades de sentido.  O que fizemos, então, foi uma análise enunciativa do corpus em questão, considerando que, para Guimarães (2009): “O sentido é produzido pelo acontecimento da enunciação”, sendo que a enunciação é considerada como o momento no qual o Locutor, através das realizações enunciativas, entra em contato com aquilo que ele fala. O estudo foi feito observando os procedimentos enunciativos de reescrituração e articulação dentro do texto, para que pudéssemos assim construir o seu DSD (Domínio Semântico de Determinação), que, de acordo com Eduardo Guimarães (2007), apresenta o funcionamento do sentido de uma palavra na enunciação. Este nosso trabalho insere-se em um projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, projeto esse que busca compreender os sentidos da palavra interpretação em materiais utilizados para ensino no Brasil.

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Publicado

26.02.2019

Como Citar

OS SENTIDOS DA PALAVRA “LINGUAGEM” NA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO DE CELSO CUNHA E LINDLEY CINTRA: UMA ANÁLISE ENUNCIATIVA. (2019). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 11(2), 115-127. https://doi.org/10.30681/real.v11i2.3369