HISTÓRIA E LITERATURA NA DIMENSÃO DA ARTE MUSICAL E NA LINGUAGEM DA POLÍTICA
Resumo
Este artigo analisa a produção de sentidos em poemas musicados, considerando um importante e rico material de suporte para as pesquisas em História e outros saberes. No campo da história cultural, em que se inscreve esta investigação, a escolha das temáticas a serem pesquisadas se remetem a explorar sensibilidades como atributos da condição humana que se torna acessível pelos resquícios das experiências vividas e assinaladas nas fontes documentais que compõem os acervos dos arquivos. Nessa ótica, este texto, como produto de pesquisa, apresenta uma leitura histórico-literária sobre a arte musical de dois artistas, cujo legado reconhecemos como parte de um engajamento político: o chileno Víctor Jara, e o brasileiro Chico Buarque de Holanda, em tempos históricos adversos que são as ditaduras civil-militares chilena e brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).