A HISTÓRIA DA ARTE NO ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: UMA ANÁLISE DA OBRA DE BISPO DO ROSÁRIO
Resumo
Diante da crescente onda de intolerância racial que concernem a todos os âmbitos da sociedade, esta pesquisa ressalta algumas inquietações voltadas ao ensino de história da cultura afro-brasileira e africana, contextualizo as transformações na produção historiográfica através da Escola dos Annales, que impacta as novas pesquisas na área da História Cultural, nesse processo o ensino de História ganha importantes contribuições a partir da História da Arte e a conexão entre História e Loucura. Aqui enfocamos a análise de como o artista plástico negro Arthur Bispo do Rosário é trabalhado no livro didático Percursos da Arte (MEIRA; PRESTO; SOTER. 2016), com objetivo de combater a qualquer forma de intolerância racial e a retomada do protagonismo negro na constituição da história do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).