LATIM: REFLEXÕES E APONTAMENTOS

Autores

  • Elizete Dall´Comune Hunhoff UNEMAT
  • Orli Arlan Ferrari UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v8i1.434

Resumo

Neste artigo buscamos conceituar o que é o latim, sua origem e importância no contexto atual, e posteriormente fizemos uma análise de como essas terminologias poderiam ser aplicadas para o processo de ensino e aprendizagem de língua materna. A análise foi realizada sob a ótica da Linguística Histórica. O corpus constituiu-se a partir do estudo e compreensão provenientes das teorias de autores como Cardoso (2005), Coutinho (2005), Câmara Jr. (1975), Faraco (1999), Viaro (1999), entre outros, sendo que a metodologia empregada foi a de leitura, análise e pesquisa bibliográfica para, posteriormente, a possível averiguação da importância do latim para a construção do conhecimento e aprendizagem de língua materna e também como alguns dos principais aspectos relativos à língua e sua evolução podem ser evidenciados por meio do estudo da Linguística Histórica e Diacronia.

 

Palavras-chave: Diacronia, Latim, Língua, Língua Portuguesa, Linguística Histórica.

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Biografia do Autor

  • Elizete Dall´Comune Hunhoff, UNEMAT
    Possui graduação em Letras Português/Inglês e Literaturas, mestrado em Letras (Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo-USP (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfases em Literatura e Língua Portuguesa. Lançou a obra "Tempo e e identidade - estudo da poética de Florbela Espanca e Cecília Meireles", em 2010. Possui publicações em revistas e periódicos nacionais. Coordena o projeto de pesquisa "Literatura infantojuvenil: saberes e descobertas na voz da criança e do adolescente", e Grupo de Pesquisa "Literatura infantojuvenil: poesia e prosa". Participa do grupo de pesquisa: "Maria de Arruda Müller e Dunga Rodrigues: agentes culturais pioneiras em Mato Grosso". Coordenadora de área/Letras, do projeto PIBID-CAPES, código 3045/2011, "Ressignificando a Licenciatura: vale a pena ser professor (2011-2014), .
  • Orli Arlan Ferrari, UNEMAT
    Acadêmico do Curso de Letras, bolsista do PIBID. Campus Uiversitário de Tangsará da Serra, MT.

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Publicado

2015-06-21

Como Citar

LATIM: REFLEXÕES E APONTAMENTOS. (2015). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 8(1), 60-67. https://doi.org/10.30681/real.v8i1.434