UM ESTUDO DO DISCURSO PASSIONAL NA CANÇÃO VOCÊ NÃO ME ENSINOU A TE ESQUECER
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v14i1.4443Resumo
Como colocado no artigo:
Com este artigo, pretendemos estudar o discurso passional na canção Você não me ensinou a te esquecer. À vista da importância da compreensão de que a linguagem foge do neutro e de que o enunciador dessa canção tende nas relações texto-discurso, criar um ethos para colaborar com a composição do que é o « amor-paixão »; objetiva-se o estudo do « gênero » e « discurso », analisados sob as propostas teóricas da Análise do Discurso (AD) francesa, e dos elementos musicais da canção, visando o enriquecimento de nossa formação acadêmico-profissional.
Downloads
Referências
BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2011.
FIORIN, José Luiz. Da necessidade da distinção entre texto e discurso. In: BRAIT, Beth; SOUZA-e-SILVA, Maria Cecília (Orgs.). Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2012, p. 145-165.
FILHO, Juvenal Savian. Filosofia e filosofias: existência e sentidos. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
JANOTTI JR., Jeder S. Gêneros musicais, performance, afeto e ritmo: uma proposta de análise midiática da música popular massiva. Contemporânea, vol. 2, n. 2, p. 189-
, 2004.
MAINGUENEAU, Dominique. Gêneros de discurso e cena de enunciação. In: ______. Discurso e Análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2015, p. 117-130.
MAINGUENEAU, D. Discurso, enunciado, texto. In: ______. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2001, p. 51-57.
LUIZ FELIPE PONDÉ. “Amor romântico: uma doença da alma.” 05 set. 2019. Facebook: luizfelipepondeoficial. Disponível em:<https://www.facebook.com/luizfelipepondeoficial/posts/2219942461629891/>. Acesso em: 05 abr. 2020.
VELOSO, Caetano. Você não me ensinou a te esquecer. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/caetano-veloso/72788/>. Acesso em: 05 out. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).