O ENSINO DA GRAMÁTICA EM LIVRO DIDÁTICO DO ENSIO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v8i1.621Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar uma atividade sobre os adjetivos e observar como os adjetivos são apresentados e trabalhados no livro didático “Português: Literatura, Gramática, Produção de texto” (2009) do Ensino Médio. A partir de um olhar crítico embasado nos autores Possenti (1996); Antunes (2003); Bechara (2002); Brasil (2000) entre outros.
Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação/ São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BAGNO, Marcos. “Pesquisa em Língua Portuguesa” In: Pesquisa na Escola. Edições Loyola: São Paulo, 1998, p 65-88.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Linguagem, códigos e suas tecnologias. Conhecimentos de Língua Portuguesa. Brasília-DF: SEF/MEC, 2000.
DIAS, Luis Francisco. O estudo de classes de palavras: problemas e alternativas de abordagem. In: DIONÍSIO, Ângela & BEZERRA, Maria Auxiliadora. In: O livro Didático de Português. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
SARMENTO, Leila Lauar; TUFANO,Douglas. Português: Literatura, Gramática, Produção de texto: Volume Único.São Paulo: Moderna. 2011.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. São Paulo: Mundo das letras, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).