LITERATURAS AFRO-BRASILEIRAS E LOBIVAR MATOS: UMA PROXIMIDADE TEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v8i2.922Resumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a imagem do negro na obra Sarobá (1936) do poeta mato-grossense Lobivar Matos. Também é foco desta reflexão questões que envolvem a literatura afro-brasileira, no sentido de reconhecer nessa obra nuances e/ou um fio condutor que leva a visualizar, por meio de seus poemas, insígnias afro-brasileiras, mesmo que este assunto não estivesse sendo discutido no período de publicação da referida obra. Também, pretendemos aqui, destacar a importância da literatura como um instrumento de reflexão e mudança de comportamento no ser humano.
Downloads
Referências
BARZOTTO, Leoné Astride. Batuque Chiando no Terreiro: A presença Africana na Literatura de Lobivar Matos. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/829/643 acesso em: 08 de mar. de 2014.
GONÇALVES,Wilson de Oliveira. A construção do espaço periférico na poética de lobivar matos. Disponível em: http://www.zemoleza.com.br/carreiras/45401-a-constru-o-do-espai-perif-ico-na-po-ica-de-lobivar-matos.html#gsc.tab=0 acesso em: 15/05/2014.
MATOS, Lobivar. Sarobá. Rio de janeiro: Minha Livraria, 1936.
MOISÉS, Leyla Perrone. A criação do texto literário. In: Flores na escrivaninha. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
PAZ, Octavio. Signos em rotação. Rio de Janeiro: Perspectiva, 2003.
SILVA, Stefani. Literatura afro-brasileira: uma identidade em questão. Disponível: http://www.cefetsp.br/edu/sertaozinho/revista/volumes_anteriores/volume1numero4/ARTIGOS/3.pdf acesso em 14/05/2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).