A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UMA PROPOSTA DO CURSO FÍSICA LICENCIATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.10679

Palavras-chave:

Ensino de Física, Formação Inicial, Prática

Resumo

A prática como componente curricular nos cursos de formação de professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ocorre principalmente por meio das disciplinas de Projeto Interdisciplinar (PROINTER), baseadas na contextualização e a problematização de situações oriundas das realidades escolares. O curso Física Licenciatura optou por distribuir os PROINTER em quatro componentes curriculares e a socialização dos resultados dos projetos desenvolvidos nesses quatro períodos ocorre na disciplina Seminário Institucional das Licenciaturas (SEILIC). O objetivo deste relato de experiência é apresentar os temas e a estruturação dos PROINTER no curso Física Licenciatura da UFU, bem como as estratégias metodológicas adotadas pelos docentes para a implementação desses componentes. A partir disso, por meio de uma análise qualitativa, discutem-se alguns resultados preliminares da primeira oferta. Concluiu-se que as escolhas dos temas e as opções metodológicas adotadas pelos professores têm potencialidades e estão alinhadas com os desejos dos estudantes e sua formação docente.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

SANTOS, A. B. dos, ARANTES, A. R., KAGIMURA, R., & SANTOS, S. M. dos. (2022). A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: UMA PROPOSTA DO CURSO FÍSICA LICENCIATURA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 9(2), 11–24. https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.10679