A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO ÂMBITO DE UM PROJETO INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.10680

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Projetos Educacionais, Curso de Licenciatura, Diretrizes Curriculares

Resumo

Este texto tem o objetivo de apresentar a proposta pedagógica de um conjunto de disciplinas obrigatórias que atendem à prática como componente curricular – o “Projeto Interdisciplinar (PROINTER) I, II e III” e o “Seminário Institucional das Licenciaturas” (SEILIC) – no curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), as quais compõem o Projeto Institucional de Formação e Desenvolvimento do Profissional da Educação da UFU. A proposta se deu, sequencialmente, ao longo de quatro semestres letivos, ou seja, dezesseis, entre os anos de 2021 e a primeira metade de 2022. Destaca-se que a continuidade processual e a interdependência entre as quatro disciplinas permitiu maior envolvimento dos licenciandos no planejamento e na realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Evidencia-se como tal projeto institucional e seu desenvolvimento tornaram-se processos de resistência a propostas que retrocedem conquistas no campo da formação de professores, e lutas pela valorização do magistério e da docência na Geografia Escolar.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO ÂMBITO DE UM PROJETO INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. (2022). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 9(2), 24-42. https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.10680

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