A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFU E A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.10681

Palavras-chave:

Educação Matemática, Curricularização da Prática, Formação Docente, Interdisciplinaridade

Resumo

Apresentar alguns modos pelos quais o curso de Matemática da Faculdade de Matemática (FAMAT) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Santa Mônica, tem se apropriado do que seja a Prática como Componente Curricular (PCC) é o objetivo desse artigo. Para isso, a partir de um estudo bibliográfico pautado em pesquisas e documentos (Federais e institucionais), tecemos uma análise qualitativa que nos conduz ao objetivo almejado. Assim, ao longo do trabalho, apresentamos estudos que versam sobre a PCC, em especial, aqueles que tratam da Licenciatura em Matemática. Além disso, discutimos como a UFU entende e propôs a implementação da PCC para os cursos e como a FAMAT se apropriou desses estudos e organizou a PCC em seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Por fim, tecemos um relato do que foi realizado no componente curricular “Seminário Institucional das Licenciaturas” (SEILIC) que, em 2022, foi ofertado pela primeira vez. Diante disso, percebemos que o curso de Matemática da FAMAT, no que tange à PCC, não se difere do que, em geral, tem sido desenvolvido no país. Entretanto, é latente a dificuldade de se implementar tal proposta, pois, dentre outras questões, demanda diálogo, trabalho coletivo e compreensão de diferentes professores sobre o que, de fato, possa ser a PCC. Por outro lado, por mais que haja obstáculos, o trabalho revelou que o exercício de implementar a PCC e o envolvimento com diferentes Licenciaturas da UFU, de forma positiva, gerou impacto no processo formativo dos envolvidos.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

XAVIER, A. C. M. Z. (2022). A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFU E A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 9(2), 43–61. https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.10681