EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA CURRICULARIZAÇÃO DA PRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.10683

Palavras-chave:

Letramento acadêmico, Letramento científico, Formação Docente, Prática como componente curricular

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar um percurso formativo de letramento acadêmico-científico realizado com professores de língua portuguesa em formação inicial. Desenvolveu-se uma sequência de propostas didáticas que culminou na prática docente exercida por licenciandos, os quais, posteriormente, retomaram essa vivência sob o olhar investigativo da pesquisa científica, visando ainda à divulgação de conhecimentos dessa natureza. Além de articular ensino, pesquisa e extensão, o projeto empreendido dialogou com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e alinhou-se à formação docente imbuída da prática, mas não esvaziada de reflexões teóricas. Além disso, as ações relatadas contribuíram para a formação de professores pesquisadores e autores, ou seja, produtores de conhecimentos, os quais serão, assim, incentivadores de práticas autorais também por parte dos discentes. As análises a que se procede neste artigo foram informadas pelos Novos Estudos do Letramento, bem como pelas abordagens de autores das áreas de Educação, Educação em Ciência e Linguística Aplicada.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

FREITAS, M. de O. (2022). EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO INICIAL: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA CURRICULARIZAÇÃO DA PRÁTICA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 9(2), 78–96. https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.10683