A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFU
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.10684Palavras-chave:
Curricularização da Prática, Formação de professores, Relação teoria e prática, LicenciaturaResumo
Este artigo objetiva demonstrar que os avanços trazidos nos documentos oficiais sobre a relação teoria e prática na formação de professores/as impactaram diretamente na formulação e implementação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Educação Física, grau Licenciatura, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Trata-se de uma investigação de cunho bibliográfico e documental. Foram analisados: o Parecer nº 28/2001 do Conselho Nacional de Educação, em seu Conselho Pleno (CNE/CP), naquilo que concerne ao conceito de Prática como Componente Curricular - PCC; o Projeto Institucional de Formação e Desenvolvimento do Profissional da Educação da UFU, fundamentado na Resolução CNE/CP nº 02/2015; e, por fim, o PPC da Educação Física - Grau Licenciatura, da UFU. Buscamos identificar o conceito e a materialização da PCC na UFU, em específico, no curso de educação Física. O Projeto Institucional destina parte da carga horária da PCC aos Projetos Interdisciplinares (PROINTER) e o PPC do Curso organiza estes projetos em 4 componentes curriculares, orientados por dois eixos: a docência e a escola. Os resultados indicam que, neste curso, a formação de professores/as tem se dado por meio de uma compreensão crítica do “ser professor/a” e da função social da escola. Além disso, percebeu-se que o Seminário das Licenciaturas (SEILIC) tem conseguido produzir articulação entre os saberes acadêmicos, escolares e comunitários por meio dos estudos desenvolvidos nos PROINTER. Dentre os principais desafios, está a busca por maior interlocução entre essas atividades desenvolvidas no âmbito da PCC e os estágios supervisionados.
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