SUMÁRIO: APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO E DOS ARTIGOS

Formação de Professores e a Prática como Componente Curricular: Vozes de um Seminário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.10685

Palavras-chave:

PROINTER, SEILIC, UFU, Letramentos, Educação e Direitos Humanos, Educação Ambiental

Resumo

Em nosso país, historicamente, as licenciaturas se caracterizavam pelo modelo “3+1”, no qual ¾ dos componentes curriculares eram destinados ao estudo de temas específicos das respectivas áreas e o restante, aos temas pedagógicos. Nessa proposta formativa, as dimensões teoria e prática são concebidas sem quaisquer interlocuções.

 Contudo, os diálogos em torno da temática “formação de professores” são constantes e mutáveis. Por isso, apesar da aceitação do modelo supracitado por longo tempo, havia, desde a década de 1970, articulações e discursos em prol de uma licenciatura que pudesse operar os saberes acadêmicos e práticos de modo equilibrado, além de promover a valorização da pluralidade de ideias, saberes e vivências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Apresentação

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

XAVIER, A. C. M. Z., FREITAS, M. de O., & FALCÃO, J. L. F. (2022). SUMÁRIO: APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO E DOS ARTIGOS: Formação de Professores e a Prática como Componente Curricular: Vozes de um Seminário. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 9(2), 1–10. https://doi.org/10.30681/relva.v9i2.10685