A LUA COMO OBJETO DE INSPIRAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A IMAGEM POÉTICA EM HALUARES, DE IVENS SCAFF

Autores

  • Eloa dos SANTOS Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Marta Helena COCCO Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11561

Palavras-chave:

Poema, Lua, Ivens Scaff, Imagem Poética, Letramento Literário.

Resumo

A presente pesquisa situa-se no campo dos estudos literários e tem como tema o estudo da imagem poética encontrada no livro Haluares, de Ivens Scaff. Objetivamos contribuir com a promoção do letramento literário de estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental, fortalecendo o desenvolvimento da competência leitora por meio da literatura produzida em Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, enquanto método, utilizar-se-á da pesquisa-ação. A ação pedagógica dar-se-á por meio de uma sequência de atividades com uma turma de alunos da Escola Estadual João Olímpio Pissinati Guerra, em Sinop. A sequência básica proposta por Cosson (2021), e a Sequência Didática sugerida por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), servirão de inspiração para a organização de nossa sequência de atividades que visam promover ações literárias que se estendam para além dos muros da escola.

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Biografia do Autor

  • Eloa dos SANTOS, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Mestranda do Programa de pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, campus de Sinop. Graduada em Letras pela Unemat (2004), Colíder/MT. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – SEDUC/MT

  • Marta Helena COCCO, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    A presente pesquisa situa-se no campo dos estudos literários e tem como tema o estudo da imagem poética encontrada no livro Haluares, de Ivens Scaff. Objetivamos contribuir com a promoção do letramento literário de estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental, fortalecendo o desenvolvimento da competência leitora por meio da literatura produzida em Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, enquanto método, utilizar-se-á da pesquisa-ação. A ação pedagógica dar-se-á por meio de uma sequência de atividades com uma turma de alunos da Escola Estadual João Olímpio Pissinati Guerra, em Sinop. A sequência básica proposta por Cosson (2021), e a Sequência Didática sugerida por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), servirão de inspiração para a organização de nossa sequência de atividades que visam promover ações literárias que se estendam para além dos muros da escola.

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Publicado

2023-08-10

Como Citar

A LUA COMO OBJETO DE INSPIRAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A IMAGEM POÉTICA EM HALUARES, DE IVENS SCAFF. (2023). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 10(2), 81-103. https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11561

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