APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO: TEXTO, ENSINO E A LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Ângela Rita Christofolo de MELLO Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Albina Pereira de PINHO Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Jairo Luis Fleck FALCÃO UNEMAT, Campus de Juara.Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11566

Palavras-chave:

Proposição didática, Texto e ensino, Ensino de Literatura, ProfLetras

Resumo

Este dossiê foi organizado com o objetivo de publicar proposições didáticas, elaboradas pelas mestrandas da turma de 2022 do ProfLetras, Câmpus universitário de Sinop/MT, na disciplina “Texto e Ensino” trabalhada no primeiro semestre de 2022/1, em atenção a ementa da referida disciplina, que destaca, dentre outros estudos, o de elaborações de proposições metodológicas  enquanto sugestões de aportes didáticos considerados recursos pedagógicos a serem disponibilizados aos docentes. O dossiê  compõe-se de 10 textos com proposições didáticas elaboradas pelas discentes e seus orientadores ou professoras que trabalharam esta e outras disciplinas com a referida turma. Dos dez textos, apenas um é de uma discente do Programa de Pós-Graduação em Letras  (PPGELetras), ofertado pela UNEMAT, Câmpus Universitário de Sinop/MT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Rita Christofolo de MELLO, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, lotada na Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Câmpus Universitário de Juara/MT. Professora permanente do ProfLetras/UNEMAT/Sinop/MT e do PPGEdu/UNEMAT/Cáceres/MT.

Albina Pereira de PINHO, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, lotada na Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), Câmpus Universitário de Sinop/MT. Docente permanente do ProfLetras/UNEMAT/Sinop e do PPGLetras/UNEMAT/Sinop.

Jairo Luis Fleck FALCÃO, UNEMAT, Campus de Juara.Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas

Graduado em História pela UFPEL; Mestre em História pela PUCRS; Especialista em Gestão Escolar; Doutor em História pela UNISINOS. Realizei estágio de Pós-doutorado em Economia na UFMT.

Referências

ALVES, Maria da Penha Casado. Prefácio. In: SILVA, Albina Pereira de Pinho; OTTONI, Maria Aparecida Resende (Orgs.). Contribuições oriundas do Profletras para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental. Cáceres: Editora Unemat, 2019. (Coleção Sala de Letras; v. 6), p. 6. Disponível em: <http://portal.unemat.br/media/files/Editora/E-book%20Boneco%20v_6.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2023.

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática, por um ensino sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

MELLO, Ângela Rita Christofolo de. Dimensões da formação de professores impactadas pela atual ordem democrática. Revista de Educação do Vale do Arinos – RELVA, vol. 9, n. 1 (jan./jun. 2022). Juara: Universidade do Estado de Mato Grosso, 2022. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/6435/4715 Acesso em: 23 mar 2023.

SILVA, Albina Pereira de Pinho; OTTONI, Maria Aparecida Resende. O ProfLetras: da proposta oficial aos desdobramentos nas práticas de docentes de língua portuguesa. In: SILVA, Albina Pereira de Pinho; OTTONI, Maria Aparecida Resende (Orgs.). Contribuições oriundas do Profletras para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental. Cáceres: Editora Unemat, 2019. (Coleção Sala de Letras; v. 6), p. 7-12. Disponível em: <http://portal.unemat.br/media/files/Editora/E-book%20Boneco%20v_6.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2023.

TABORDA, Cleuza Regina Balan. MELLO, Ângela Rita Chistofolo de. (2022). Redefinições das ações do Pibid no contexto da pandemia do Covid-19. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, vol. 8(2), 24–39. https://doi.org/10.30681/ rel va.v8i2.6141. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view /6141/4554. Acesso em: 23 mar 2023.

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

MELLO, Ângela R. C. de, PINHO, A. P. de, & FALCÃO, J. L. F. (2023). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO: TEXTO, ENSINO E A LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 10(2), 5–18. https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11566

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>