APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO: TEXTO, ENSINO E A LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11566Palavras-chave:
Proposição didática, Texto e ensino, Ensino de Literatura, ProfLetrasResumo
Este dossiê foi organizado com o objetivo de publicar proposições didáticas, elaboradas pelas mestrandas da turma de 2022 do ProfLetras, Câmpus universitário de Sinop/MT, na disciplina “Texto e Ensino” trabalhada no primeiro semestre de 2022/1, em atenção a ementa da referida disciplina, que destaca, dentre outros estudos, o de elaborações de proposições metodológicas enquanto sugestões de aportes didáticos considerados recursos pedagógicos a serem disponibilizados aos docentes. O dossiê compõe-se de 10 textos com proposições didáticas elaboradas pelas discentes e seus orientadores ou professoras que trabalharam esta e outras disciplinas com a referida turma. Dos dez textos, apenas um é de uma discente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGELetras), ofertado pela UNEMAT, Câmpus Universitário de Sinop/MT.
Downloads
Referências
ALVES, Maria da Penha Casado. Prefácio. In: SILVA, Albina Pereira de Pinho; OTTONI, Maria Aparecida Resende (Orgs.). Contribuições oriundas do Profletras para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental. Cáceres: Editora Unemat, 2019. (Coleção Sala de Letras; v. 6), p. 6. Disponível em: <http://portal.unemat.br/media/files/Editora/E-book%20Boneco%20v_6.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2023.
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática, por um ensino sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
MELLO, Ângela Rita Christofolo de. Dimensões da formação de professores impactadas pela atual ordem democrática. Revista de Educação do Vale do Arinos – RELVA, vol. 9, n. 1 (jan./jun. 2022). Juara: Universidade do Estado de Mato Grosso, 2022. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/6435/4715 Acesso em: 23 mar 2023.
SILVA, Albina Pereira de Pinho; OTTONI, Maria Aparecida Resende. O ProfLetras: da proposta oficial aos desdobramentos nas práticas de docentes de língua portuguesa. In: SILVA, Albina Pereira de Pinho; OTTONI, Maria Aparecida Resende (Orgs.). Contribuições oriundas do Profletras para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental. Cáceres: Editora Unemat, 2019. (Coleção Sala de Letras; v. 6), p. 7-12. Disponível em: <http://portal.unemat.br/media/files/Editora/E-book%20Boneco%20v_6.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2023.
TABORDA, Cleuza Regina Balan. MELLO, Ângela Rita Chistofolo de. (2022). Redefinições das ações do Pibid no contexto da pandemia do Covid-19. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, vol. 8(2), 24–39. https://doi.org/10.30681/ rel va.v8i2.6141. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view /6141/4554. Acesso em: 23 mar 2023.