LETRAMENTO LITERÁRIO E A LITERATURA PRODUZIDA EM MATO GROSSO: experiências em salas de aulas dos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental

Autores

  • Andreia Paula BRASIL Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Adriana Lins PRECIOSO Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11570

Palavras-chave:

Letramento literário, Poesia, Mato Grosso, Fanzine

Resumo

O presente artigo faz parte de um projeto de Mestrado em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado  na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Sinop, cujo o título é: “A inclusão da literatura de obras mato-grossenses, no ensino de Língua Portuguesa dos 5ª e 6º anos da Escola Estadual Luiza Miotto Ferreira de Matupá – MT”, iniciado como forma de promoção do letramento literário com foco na literatura produzida em Mato Grosso. Em um primeiro momento, priorizamos a leitura das obras da poeta local, Maríndia Becker, Matupaense, com os poemas ‘’Louvor de Matupá” e “Sol de Mato Grosso” da obra Versos Despidos (2003). Em um segundo momento, em continuidade ao processo de letramento literário, as atividades foram realizadas a partir da obra do autor Cuiabano Aclyse de Matos, Sabiapoca ou Canção do Exílio Sem Sair de Casa (2023) que, de forma poética, aborda o desmatamento, degradação e seus impactos na fauna mato-grossense.  Os objetivos dessa proposta é propiciar o contato dos estudantes do Ensino Fundamental I com os escritores e poetas da atualidade, do seu espaço local e do seu estado, na hipótese de uma possível melhora nas habilidades de leitura com um conteúdo apresentado de forma interdisciplinar.  Como resultado, tem-se que os poemas de escritores contemporâneos do estado de Mato Grosso, propiciou a divulgação da literatura produzida no estado, o reconhecimento das paisagens, clima, fauna e flora, além das questões de desafios como desmatamento e poluição que auxiliaram na leitura crítica e no reconhecimento da identidade do povo mato-grossense. Assim,com a exploração dos referidos poemas, realizou-se um trabalho interdisciplinar e contextualizado a realidade de Mato Grosso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andreia Paula BRASIL, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

     Mestranda em Língua Portuguesa - Profletras – Campus de Sinop – MT.

  • Adriana Lins PRECIOSO, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Professora Doutora dos Programas pelo PROFLETRAS – Programa de Pós-Graduação em Letras e PPGLETRAS Programa de Pós-graduação em Letras-Campus de Sinop.

Referências

BARROS, Manoel. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.

BECKER, Maríndia. Versos Despidos. Sinop-MT: Editora Gráfica Mato Grosso – Grafpel, 2003.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Brasília: MEC, 2018.

CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.

COLOMER, Teresa. Andar entre Livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2ª. ed. São Paulo: Editora

Contexto, 2016

CUNHA, M. Z. Poesia. In: FILHO, J.N.G. (Org.) Literatura infantil em gêneros. São Paulo: Editora Mundo Mirim, 2012.

FRANTZ, Maria Helena Zancan. A literatura nas séries iniciais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa. 67º ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e terra, 2021.

MACHADO, Maria Zélia Versiani. Versos diversos da poesia para crianças. In: PAIVA, Aparecida. SOARES, Magda. (Org.s). Literatura infantil: políticas e concepções. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de S. Pesquisa Social : teoria, metódo e criatividade. Petrópolis RJ: Vozes, 2011.

MATTOS, Aclyse. Sabiapoca. Cuiabá: Editora, Tanta Tinta, 2018.

ROUXEL, Annie. A tensão entre utilizar e interpretar na recepção de obras literárias em sala de aula: reflexão sobre uma inversão de valores ao longo da escolaridade. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gèrard; REZENDE, Neide Luiza (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

ROUXEL, Annie. LANGLADE, Gérard. REZENDE, Neide Luzia de. (Organização). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo. Alameda, 2013.

SOARES, Magda Becker. A escolarização da Literatura Infantil e Juvenil. In: de EVANGELISTA, Aracy, et al. (Orgs.). A Escolarização da Literatura: O Jogo do Livro Infantil e Juvenil. Belo.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. Ed. Porto Alegre. Artmed, 1998.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cotez 2011.

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

BRASIL, A. P., & PRECIOSO, A. L. (2023). LETRAMENTO LITERÁRIO E A LITERATURA PRODUZIDA EM MATO GROSSO: experiências em salas de aulas dos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 10(2), 19-32. https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11570