LETRAMENTO LITERÁRIO E A LITERATURA PRODUZIDA EM MATO GROSSO: experiências em salas de aulas dos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11570Palavras-chave:
Letramento literário, Poesia, Mato Grosso, FanzineResumo
O presente artigo faz parte de um projeto de Mestrado em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Sinop, cujo o título é: “A inclusão da literatura de obras mato-grossenses, no ensino de Língua Portuguesa dos 5ª e 6º anos da Escola Estadual Luiza Miotto Ferreira de Matupá – MT”, iniciado como forma de promoção do letramento literário com foco na literatura produzida em Mato Grosso. Em um primeiro momento, priorizamos a leitura das obras da poeta local, Maríndia Becker, Matupaense, com os poemas ‘’Louvor de Matupá” e “Sol de Mato Grosso” da obra Versos Despidos (2003). Em um segundo momento, em continuidade ao processo de letramento literário, as atividades foram realizadas a partir da obra do autor Cuiabano Aclyse de Matos, Sabiapoca ou Canção do Exílio Sem Sair de Casa (2023) que, de forma poética, aborda o desmatamento, degradação e seus impactos na fauna mato-grossense. Os objetivos dessa proposta é propiciar o contato dos estudantes do Ensino Fundamental I com os escritores e poetas da atualidade, do seu espaço local e do seu estado, na hipótese de uma possível melhora nas habilidades de leitura com um conteúdo apresentado de forma interdisciplinar. Como resultado, tem-se que os poemas de escritores contemporâneos do estado de Mato Grosso, propiciou a divulgação da literatura produzida no estado, o reconhecimento das paisagens, clima, fauna e flora, além das questões de desafios como desmatamento e poluição que auxiliaram na leitura crítica e no reconhecimento da identidade do povo mato-grossense. Assim,com a exploração dos referidos poemas, realizou-se um trabalho interdisciplinar e contextualizado a realidade de Mato Grosso.
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