DA LEITURA À PRODUÇÃO DE TEXTO: uma proposta didática com a poesia social e afro-brasileira
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11572Palavras-chave:
Sequência Básica, Poemas, Afrodescendente, Resistência, ReflexãoResumo
Esta proposição apresenta o planejamento elaborado sob a orientação da “Sequência Básica”, de Rildo Cosson (2012), que poderá ser desenvolvida em turmas dos 9º anos do Ensino Fundamental II. A proposição explora o gênero textual poema. Os poemas escolhidos retratam o sofrimento do povo escravizado, a resistência à escravidão e a luta em defesa da cultura negra brasileira na formação da sociedade brasileira. Acredita-se que essas atividades contribuirão com o processo de aprendizagem dos alunos na disciplina de Língua Portuguesa, elucidando a importância do exercício da democracia racial através do diálogo, da pesquisa, da análise e da construção de textos poéticos, possibilitando assim que os alunos conheçam melhor o que foi a escravidão no Brasil a partir de poesias que abordam esta temática, e que tomem gosto pela leitura e produção em verso. Essa atividade poderá ser desenvolvida em etapas a serem adequadas à realidade na qual a escola esteja inserida. As sugestões propostas podem ser adotadas e alteradas para o desenvolvimento curricular em sala de aula e, espera-se que esta proposta contribua para o trabalho com o texto poético, conhecimento e reflexões dos alunos sobre a temática em tese a partir do texto literário.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum. mec.gov.br/images/BNCCpublicacao.pdf Acesso em: 03 abr 2023.
CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CARDOSO, R. Importância da literatura infanto-juvenil no contexto escolar. Revista Faciplac. vol. 2, n. 2, p.11-19, ago.-dez.2018.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2012.
GEBARA, Ana Elvira Luciano. “O poema, um texto marginalizado”. In: BRANDÃO, H. et alii. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Editora Ática, 1993.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2007.
SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola: reflexões, comentários e dicas de atividades. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.