DA LEITURA À PRODUÇÃO DE TEXTO: uma proposta didática com a poesia social e afro-brasileira

Autores

  • Cleusa de Fátima GETENS Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Antonio Aparecido MONTOVANI Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11572

Palavras-chave:

Sequência Básica, Poemas, Afrodescendente, Resistência, Reflexão

Resumo

Esta proposição apresenta o planejamento elaborado sob a orientação da  “Sequência Básica”, de Rildo Cosson (2012), que poderá ser desenvolvida em turmas  dos  9º anos do  Ensino Fundamental II. A proposição explora o gênero textual poema. Os poemas escolhidos  retratam o sofrimento do povo escravizado, a resistência à escravidão e a luta em defesa da cultura negra brasileira na formação da sociedade brasileira. Acredita-se que essas atividades  contribuirão com o processo de aprendizagem dos alunos na disciplina de Língua Portuguesa, elucidando a importância do exercício da democracia racial através do diálogo, da pesquisa, da análise e da construção de textos poéticos, possibilitando assim que os alunos conheçam melhor o que foi a escravidão no Brasil a partir de poesias que abordam esta temática, e que tomem gosto pela leitura e produção em verso. Essa atividade poderá ser desenvolvida em etapas a serem adequadas à realidade na qual a escola esteja inserida. As sugestões propostas podem ser adotadas e alteradas para o desenvolvimento curricular em sala de aula e, espera-se que esta proposta contribua para o trabalho com o texto poético, conhecimento e reflexões dos alunos sobre a temática em tese a partir do texto literário.

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Biografia do Autor

  • Cleusa de Fátima GETENS, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Possui graduação em Língua Portuguesa e Literatura/Unemat, Brasil. Pedagogia-Educamais, Brasil. Especialização em Psicopedagogia Clínica - Unifama, Brasil e Língua Portuguesa e Literatura - Instituto Cuiabano de Educação, Cuiabá-MT. Mestranda em Língua Portuguesa-Profletras-Sinop, MT, Brasil.

  • Antonio Aparecido MONTOVANI, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense de Umuarama (1987), especialização pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte em Literatura Brasileira, mestrado (2002) e doutorado (2010) em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Moderna, Contemporânea, Literatura Comparada e Literaturas de Língua Portuguesa. Integra os Grupos de Pesquisa: Estudos Comparativos de Literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas e Estudos Cabo-verdianos, certificados pelo CNPQ desde 07/12/2007; e participa como coordenador do projeto de pesquisa A Representação da Casa e do Espaço em seu entorno nas Literaturas Brasileira e Cabo-verdiana da Contemporaneidade, desde junho de 2011. Atualmente também compõe o corpo docente do PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras - Unidade do Campus Universitário de Sinop, e é membro do Conselho Editorial da Revista Norte@mentos,parecerista da Revista Crioula (USP) e da Revista de Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea.

Referências

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Publicado

2023-08-10

Como Citar

GETENS, C. de F., & MONTOVANI, A. A. (2023). DA LEITURA À PRODUÇÃO DE TEXTO: uma proposta didática com a poesia social e afro-brasileira. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 10(2), 50-62. https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11572