OS CÍRCULOS DE LEITURA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DA OBRA LITERÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11578Palavras-chave:
Leitura, Literatura Indígena, SubjetividadeResumo
Neste artigo discorremos acerca do círculo de leitura, uma forma de planejamento pensada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O livro, Como criar círculos de leitura na sala de aula, de Rildo Cosson (2021), revisita a obra anterior do autor Círculos de leitura e letramento literário, apresentando possibilidades de estratégias que auxiliem os alunos para a compreensão do texto literário, por meio de discussões coletivas, engajamento, reflexão comportamental, que poderão impactar na formação do leitor. À luz de teorias de alguns estudiosos que têm se proposto a abordar a questão da leitura e do sentido, apresentamos uma possibilidade de iniciar as crianças nesse processo, oportunizando que possam assumir o protagonismo dos debates e despertando a subjetividade do leitor.
Downloads
Referências
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996.
BRASIL, Constituição Federativa da República do Brasil, 1988.
BRASIL, Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5ª. Edição, Ouro Sobre Azul. Rio de Janeiro, 2011.
COLOMER, Tereza. Andar entre livros – a leitura literária na escola. São Paulo. Global, 2007.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo. Contexto, 2020.
COSSON, Rildo. Como criar círculos de leitura na sala de aula. São Paulo. Contexto, 2021.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo. Contexto Editora, 23ª edição, 1982.
MUNDURUKU, Daniel. Contos indígenas brasileiros. Editora Global, 2ª ed. São Paulo, 2005.
MUNDURUKU, Daniel. Crônicas indígenas para rir e refletir na escola. Editora Moderna, 1ª ed. São Paulo, 2021.
MUNDURUKU, Daniel. Vozes Ancestrais, dez contos indígenas. Editora FTD, 1ª ed. São Paulo, 2021a.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo. Editora 34, 2ª reimpressão, 2017.
ROUXEL, Annie. LANGLADE, Gérard. REZENDE, Neide Luzia de. (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo. Alameda, 2013.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução: Caio Meira. – 4ª ed. – Rio de Janeiro: DIFEL, 2012.