OS CÍRCULOS DE LEITURA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DA OBRA LITERÁRIA

Autores

  • Jania Maria do NASCIMENTO Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Rosana Rodrigues da SILVA Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11578

Palavras-chave:

Leitura, Literatura Indígena, Subjetividade

Resumo

Neste artigo discorremos acerca do círculo de leitura, uma forma de planejamento pensada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.  O livro, Como criar círculos de leitura na sala de aula, de Rildo Cosson (2021), revisita a obra anterior do autor Círculos de leitura e letramento literário, apresentando possibilidades de estratégias que auxiliem os alunos para a compreensão do texto literário, por meio de discussões coletivas, engajamento, reflexão comportamental, que poderão impactar na formação do leitor. À luz de teorias de alguns estudiosos que têm se proposto a abordar a questão da leitura e do sentido, apresentamos uma possibilidade de iniciar as crianças nesse processo, oportunizando que possam assumir o protagonismo dos debates e despertando a subjetividade do leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jania Maria do NASCIMENTO, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela União do Ensino Superior de Nova Mutum, Brasil(2007). EFETIVO do Centro Municipal de Educação Básica Caminhos do Saber , Brasil, Mestranda do Profletras, Unemat/Sinop.

 

Rosana Rodrigues da SILVA, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutora em Letras pela UNESP de São José do Rio Preto (2003). Mestre em Letras pela UFRGS (1997) e graduada em Letras pela UNESP, campus de Assis (1992) Professora efetiva da UNEMAT,(Universidade do Estado do Mato Grosso), campus de Sinop, do curso de graduação em Letras, do Mestrado profissionalizante (PROFLETRAS) e do mestrado acadêmico (PPGLetras).

Referências

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996.

BRASIL, Constituição Federativa da República do Brasil, 1988.

BRASIL, Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5ª. Edição, Ouro Sobre Azul. Rio de Janeiro, 2011.

COLOMER, Tereza. Andar entre livros – a leitura literária na escola. São Paulo. Global, 2007.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo. Contexto, 2020.

COSSON, Rildo. Como criar círculos de leitura na sala de aula. São Paulo. Contexto, 2021.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo. Contexto Editora, 23ª edição, 1982.

MUNDURUKU, Daniel. Contos indígenas brasileiros. Editora Global, 2ª ed. São Paulo, 2005.

MUNDURUKU, Daniel. Crônicas indígenas para rir e refletir na escola. Editora Moderna, 1ª ed. São Paulo, 2021.

MUNDURUKU, Daniel. Vozes Ancestrais, dez contos indígenas. Editora FTD, 1ª ed. São Paulo, 2021a.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo. Editora 34, 2ª reimpressão, 2017.

ROUXEL, Annie. LANGLADE, Gérard. REZENDE, Neide Luzia de. (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo. Alameda, 2013.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução: Caio Meira. – 4ª ed. – Rio de Janeiro: DIFEL, 2012.

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

NASCIMENTO, J. M. do, & SILVA, R. R. da. (2023). OS CÍRCULOS DE LEITURA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DA OBRA LITERÁRIA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 10(2), 104–118. https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11578