AS TIRINHAS E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: UMA POSSIBILIDADE DE INCENTIVO À LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11581Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Texto Multimodal, Tirinha, Leitura, Escrita, Sequência DidáticaResumo
Este artigo tem como objetivo destacar a importância do gênero textual Tirinhas para as aulas de Língua Portuguesa, porque ele é considerado atrativo e bem-humorado, além de abordar temas diversos do cotidiano, o que possibilita a reflexão sobre questões sociais e culturais de forma leve e descontraída. Ele também é um excelente recurso para atrair os estudantes para o mundo da leitura e da escrita, uma vez que a leitura vem atravessando um momento difícil para formar jovens leitores que não só decodifiquem textos, mas que sejam capazes de interpretá-los e utilizá-los em seu dia a dia. Partindo dessa problematização, nos propomos a fazer uma sequência didática, pautada nos princípios da pesquisa-ação, voltada para a promoção da leitura e da escrita. A sequência didática está ancorada nos princípios de Dolz, Noverraz e Schneuwly que sugerem uma variedade de atividades sistemáticas que viabilizam o desenvolvimento de diferentes níveis de letramentos dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio do trabalho com o gênero Tirinhas.
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Referências
Este artigo tem como objetivo destacar a importância do gênero textual Tirinhas para as aulas de Língua Portuguesa, porque ele é considerado atrativo e bem-humorado, além de abordar temas diversos do cotidiano, o que possibilita a reflexão sobre questões sociais e culturais de forma leve e descontraída. Ele também é um excelente recurso para atrair os estudantes para o mundo da leitura e da escrita, uma vez que a leitura vem atravessando um momento difícil para formar jovens leitores que não só decodifiquem textos, mas que sejam capazes de interpretá-los e utilizá-los em seu dia a dia. Partindo dessa problematização, nos propomos a fazer uma sequência didática, pautada nos princípios da pesquisa-ação, voltada para a promoção da leitura e da escrita. A sequência didática está ancorada nos princípios de Dolz, Noverraz e Schneuwly que sugerem uma variedade de atividades sistemáticas que viabilizam o desenvolvimento de diferentes níveis de letramentos dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio do trabalho com o gênero Tirinhas.