AS TIRINHAS E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: UMA POSSIBILIDADE DE INCENTIVO À LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Autores

  • Solange Grequi da CRUS Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Cláudia Landin NEGREIROS Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11581

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Texto Multimodal, Tirinha, Leitura, Escrita, Sequência Didática

Resumo

Este artigo tem como objetivo destacar a importância do gênero textual Tirinhas para as aulas de Língua Portuguesa, porque ele é considerado atrativo e bem-humorado, além de abordar temas diversos do cotidiano, o que possibilita a reflexão sobre questões sociais e culturais de forma leve e descontraída. Ele também é um excelente recurso para atrair os estudantes para o mundo da leitura e da escrita, uma vez que a leitura vem atravessando um momento difícil para formar jovens leitores que não só decodifiquem textos, mas que sejam capazes de interpretá-los e utilizá-los em seu dia a dia. Partindo dessa problematização, nos propomos a fazer uma sequência didática, pautada nos princípios da pesquisa-ação, voltada para a promoção da leitura e da escrita.  A sequência didática está ancorada nos princípios de Dolz, Noverraz e Schneuwly que sugerem uma variedade de atividades sistemáticas que viabilizam o desenvolvimento de diferentes níveis de letramentos dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio do trabalho com o gênero Tirinhas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Solange Grequi da CRUS, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Professora de Língua Portuguesa, mestranda do Profletras.

  • Cláudia Landin NEGREIROS, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), credenciada no ProfLetras, campus de Sinop. 

Referências

Este artigo tem como objetivo destacar a importância do gênero textual Tirinhas para as aulas de Língua Portuguesa, porque ele é considerado atrativo e bem-humorado, além de abordar temas diversos do cotidiano, o que possibilita a reflexão sobre questões sociais e culturais de forma leve e descontraída. Ele também é um excelente recurso para atrair os estudantes para o mundo da leitura e da escrita, uma vez que a leitura vem atravessando um momento difícil para formar jovens leitores que não só decodifiquem textos, mas que sejam capazes de interpretá-los e utilizá-los em seu dia a dia. Partindo dessa problematização, nos propomos a fazer uma sequência didática, pautada nos princípios da pesquisa-ação, voltada para a promoção da leitura e da escrita. A sequência didática está ancorada nos princípios de Dolz, Noverraz e Schneuwly que sugerem uma variedade de atividades sistemáticas que viabilizam o desenvolvimento de diferentes níveis de letramentos dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio do trabalho com o gênero Tirinhas.

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

AS TIRINHAS E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: UMA POSSIBILIDADE DE INCENTIVO À LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS. (2023). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 10(2), 141-155. https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11581

Artigos Semelhantes

1-10 de 104

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.