O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA DOS ALUNOS POR MEIO DA OBRA ANGÉLICA DE LYGIA BOJUNGA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11582Palavras-chave:
Literatura, Leitura, Sequência Básica, AprendizagemResumo
Os aspectos relativos à literatura como a fantasia, o universo dos personagens, a criatividade, as reflexões e emoções que emergem dela têm o poder de contribuir na construção de conhecimentos e construção do hábito de ler. Diante disso, esta proposição didática foi pensada para proporcionar aos alunos momentos literários como forma de valorizar a aprendizagem da leitura, da escrita e o universo fantástico que os textos literários promovem. A proposição didática pensada, está pautada na leitura e análise da obra Angélica, de Lygia Bojunga (2013) e tem como referência a sequência básica de Rildo Cosson (2021), que orientará o desenvolvimento das atividades que serão elaboradas de acordo com a ludicidade que a própria literatura promove, utilizando também a interdisciplinaridade. Espera-se que os alunos possam conhecer a obra, apreciá-la, analisá-la e construir o gosto pela leitura. Afinal, a leitura literária possui a função de propiciar ao ser humano momentos de prazer, conhecimento, socialização e imaginação.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. - Brasília: MEC, SEB, 2012.
BOJUNGA, Lygia. Angélica. Capa e Ilustrações de Vilma Pasqualini. 24°ed. 9° reimpressão. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2013.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. (Tradução de Laura Sandroni). São Paulo: Global, 2007.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2 ed. 12° impressão. São Paulo: Contexto, 2021.
COSSON, Rildo, SOUZA, Renata Junquiera de. Letramento Literário: uma proposta para a sala de aula. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, p. 101- 107.
MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso. Ensino Fundamental Anos Finais. Mato Grosso, 2018.
VIGOTSKY, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10.ed. São Paulo: Ícone, 2006.