O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA DOS ALUNOS POR MEIO DA OBRA ANGÉLICA DE LYGIA BOJUNGA

Autores

  • Tate Vilas Boas de OLIVEIRA Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Ângela Rita Christofolo de MELLO Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11582

Palavras-chave:

Literatura, Leitura, Sequência Básica, Aprendizagem

Resumo

Os aspectos relativos à literatura como a fantasia, o universo dos personagens, a criatividade, as reflexões e emoções que emergem dela têm o poder de contribuir na construção de conhecimentos e construção do hábito de ler. Diante disso, esta proposição didática foi pensada para proporcionar aos alunos momentos literários como forma de valorizar a aprendizagem da leitura, da escrita e o universo fantástico que os textos literários promovem. A proposição didática pensada, está pautada na leitura e análise da obra Angélica, de Lygia Bojunga (2013) e tem como referência a sequência básica de Rildo Cosson (2021), que orientará o desenvolvimento das atividades que serão elaboradas de acordo com a ludicidade que a própria literatura promove, utilizando também a interdisciplinaridade. Espera-se que os alunos possam conhecer a obra, apreciá-la, analisá-la e construir o gosto pela leitura. Afinal, a leitura literária possui a função de propiciar ao ser humano momentos de prazer, conhecimento, socialização e imaginação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tate Vilas Boas de OLIVEIRA, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Mestranda de Pós-Graduação, Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Sinop. Professora da Educação Básica

Ângela Rita Christofolo de MELLO, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus Universitário de Juara, credenciada no Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Câmpus Universitário de Cáceres. Líder do GEFOPE/CNPq

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. - Brasília: MEC, SEB, 2012.

BOJUNGA, Lygia. Angélica. Capa e Ilustrações de Vilma Pasqualini. 24°ed. 9° reimpressão. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2013.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. (Tradução de Laura Sandroni). São Paulo: Global, 2007.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2 ed. 12° impressão. São Paulo: Contexto, 2021.

COSSON, Rildo, SOUZA, Renata Junquiera de. Letramento Literário: uma proposta para a sala de aula. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, p. 101- 107.

MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso. Ensino Fundamental Anos Finais. Mato Grosso, 2018.

VIGOTSKY, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10.ed. São Paulo: Ícone, 2006.

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

OLIVEIRA, T. V. B. de, & MELLO, Ângela R. C. de. (2023). O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA DOS ALUNOS POR MEIO DA OBRA ANGÉLICA DE LYGIA BOJUNGA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 10(2), 156–175. https://doi.org/10.30681/relva.v10i2.11582

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)