CULTURA HISTÓRICA E A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: Uma reflexão empírica com jovens de Ensino Médio

Autores

  • Matheus Mendanha CRUZ

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v5i1.3143

Resumo

O texto a seguir objetiva refletir sobre a relação da Cultura Histórica com a formação escolar. Para isso utilizamos dados levantados empiricamente através de questionários fechados aplicados em escolas de Ensino Médio da região dos Campos Gerais-PR no ano de 2017. Utilizamos para a análise desse material o conceito de Cultura História de Rüsen, assim bem como as propostas da relação escola-sociedade expostas por Gramsci e Bourdieu. Foi possível perceber que a escola mantém um modelo benéfico ao capital cultural da elite em detrimento dos da classe mais baixa.
 
Palavras-Chave: Cultura Histórica. Função Social da Escola. Ditadura Civil-Militar.

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Publicado

2018-10-07

Como Citar

CRUZ, M. M. (2018). CULTURA HISTÓRICA E A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: Uma reflexão empírica com jovens de Ensino Médio. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 5(1). https://doi.org/10.30681/relva.v5i1.3143

Edição

Seção

ARTIGOS