ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA PRÁTICA POSSÍVEL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Devanil Lopes da COSTA
  • Emília Dieterich de ARAÚJO

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v6i1.3765

Resumo

Este artigo reflete acerca do ensino de Língua Portuguesa fundamentado no método apresentado por Geraldi (1997) denominado Análise Linguística que concebe, analisa e reflete sobre a língua em uso, contrapondo-se ao método gramatical tradicional pautado em meras classificações de frases descontextualizadas, que ainda hoje permanece sendo muito utilizado no ensino da Língua Portuguesa. Desta forma, apresentamos um relato de experiência realizado em duas escolas públicas de Mato Grosso a partir do desenvolvimento de uma sequência didática fundamentada nos propósitos da Análise Linguística, que coloca o texto como ponto de chegada e partida para o processo de ensino e aprendizagem da língua.   

Palavras-chave: Ensino, Língua Portuguesa, Análise Linguística, Sequência Didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequência didática para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim e colaboradores/Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

FRANCHI, C. Criatividade e Gramática. In: São Paulo. Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – CENP, 1988.

GERALDI, J.W. (org.). O texto na sala de aula. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2008.

_____________. Portos de passagem. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: Clécio Bunzen e Márcio Mendonça (orgs). Português no Ensino Médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

Downloads

Publicado

2019-07-03

Como Citar

COSTA, D. L. da, & ARAÚJO, E. D. de. (2019). ANÁLISE LINGUÍSTICA: UMA PRÁTICA POSSÍVEL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 6(1), 32–48. https://doi.org/10.30681/relva.v6i1.3765

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO